Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CIÊNCIAS INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE E UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP

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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

As questões relacionadas às pessoas com deficiência aparecem na linha da história com duas extremidades distintas: a exclusão e a inclusão. Com o olhar voltado à inclusão, as discussões sobre a criação, a estrutura e o funcionamento de uma escola inclusiva vem ganhando força a cada ano, e para que a escola inclusiva aconteça muitos esforços são exigidos por parte da sociedade, do poder publico e da família. A estrutura da Educação Inclusiva no município de Caraguatatuba/SP mostra que são oferecidos os suportes necessários para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) possam ter o acesso ao conhecimento e principalmente para que possam ter melhores oportunidades e qualidade de vida. Hoje, as 1266 crianças com NEE tem o suporte de 58 profissionais especializados, distribuídos em 30 escolas com Sala de Recursos Multifuncionais, 6 veículos adaptados, 5 motoristas e 10 monitores treinados. Os profissionais da sala de recursos trabalham não só com os alunos, mas também com aos professores de sala para o desenvolvimento ou adequação das atividades realizadas em sala de aula. Ainda como apoio aos professores, a Secretaria Municipal de Educação oferece, de maneira periódica, capacitações com o intuito de preparar os professores para os desafios de uma Escola Inclusiva. No ano de 2015 os 20 professores da área de ciências e 25 professores do programa de empreendedorismo participaram de capacitações que tiveram o objetivo de esclarecer o que é a inclusão e como desenvolver uma atividade inclusiva.

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