UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE GÊNERO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID/SOCIOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18722 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE GÊNERO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID/SOCIOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR" "resumo" => "Sabe-se que nos últimos anos a sociedade, por meio de suas instituições sociais, tem procurado garantir uma educação livre de estereótipos de gênero. A escola, enquanto uma das principais instituições tem pensado e colocado em prática novas propostas curriculares para refletir e analisar as diferenças entre os sexos. Este artigo busca apresentar um relato de experiência das atividades vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus CDSA (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido). As experiências relatadas foram vividas na Escola Professor José Gonçalves de Queiroz (Sumé-PB) com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta do trabalho é abordar de forma reflexiva os temas transversais como Gênero e Sexualidade, sendo esse um assunto fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio, evidenciando a importância das representações de gênero no universo como uma construção de identidade, focando também no universo escolar. O estudo assumiu um caráter qualitativo, utilizando-se da análise do conteúdo e da análise do discurso, através de entrevista semiestruturada com uma professora da escola e dessa forma agregando mais informações para demostrar a pertinência de se trabalhar o conteúdo. A discussão sobre a categoria gênero na escola contribuirá para que as novas gerações sejam esclarecidas de que gênero trata-se de uma construção social. Concluímos que é necessário discutir e refletir sobre tais questões para que esses jovens possam compreender e respeitar a diversidade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1325_01052016172937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANESSA FERNANDA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANESSA FERNANDA" "autor_email" => "anessafernanda2014@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18722 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE GÊNERO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID/SOCIOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR" "resumo" => "Sabe-se que nos últimos anos a sociedade, por meio de suas instituições sociais, tem procurado garantir uma educação livre de estereótipos de gênero. A escola, enquanto uma das principais instituições tem pensado e colocado em prática novas propostas curriculares para refletir e analisar as diferenças entre os sexos. Este artigo busca apresentar um relato de experiência das atividades vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus CDSA (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido). As experiências relatadas foram vividas na Escola Professor José Gonçalves de Queiroz (Sumé-PB) com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta do trabalho é abordar de forma reflexiva os temas transversais como Gênero e Sexualidade, sendo esse um assunto fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio, evidenciando a importância das representações de gênero no universo como uma construção de identidade, focando também no universo escolar. O estudo assumiu um caráter qualitativo, utilizando-se da análise do conteúdo e da análise do discurso, através de entrevista semiestruturada com uma professora da escola e dessa forma agregando mais informações para demostrar a pertinência de se trabalhar o conteúdo. A discussão sobre a categoria gênero na escola contribuirá para que as novas gerações sejam esclarecidas de que gênero trata-se de uma construção social. Concluímos que é necessário discutir e refletir sobre tais questões para que esses jovens possam compreender e respeitar a diversidade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1325_01052016172937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANESSA FERNANDA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANESSA FERNANDA" "autor_email" => "anessafernanda2014@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }