AS TIC’S NA EDUCAÇÃO: INVESTIGANDO A SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22712 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "AS TIC’S NA EDUCAÇÃO: INVESTIGANDO A SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho se propõe a abordar uma proposta de projeto a ser realizado na Escola Francisco Sales Gadelha de Oliveira e no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento nos municípios de São Francisco e Lastro respectivamente, ambas da rede municipal de ensino, localizadas no estado da Paraíba. Tal proposta tem como objetivo principal realizar uma reflexão sobre os impactos que são gerados a educação pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC’s. Dada à importância da temática torna-se pertinente discutir acerca de alguns conceitos e outros princípios que, de certo modo, são indispensáveis para uma compreensão mais sistemática do trabalho na escola. Nossos estudos se baseiam em Bastos (2004), Cantini (2006), entre outros autores. A pesquisa se caracteriza como sendo de campo, de tipo explicativa, de caráter quali-quantitativo ao qual será dividida em três etapas. Inicialmente realizaremos a revisão teórica e levantamento dos recursos tecnológicos disponível nas escolas campo de pesquisa; logo depois ocorrerá a aplicação de um questionário com os professores envolvidos no projeto a fim de perceber seus pontos de vista a respeito das tecnologias e de sua aplicação no contexto particular de suas aulas; por fim, a análise da qualidade, com pressuposto do nível de satisfação dos educadores em utilizar as TIC`s como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, com as mudanças que a educação tem passado nos últimos tempos, em virtude dos avanços tecnológicos, se faz necessário que os educadores tenham acesso aos recursos disponíveis na escola e possam de fato usá-los, para que estes sirvam como suporte pedagógico auxiliador do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TIC’S, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1223_04082016134928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DANILO DUARTE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DANILO BARBOSA" "autor_email" => "fdanilo_barbosa@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIGRENDAL - BRASIL/PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22712 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "AS TIC’S NA EDUCAÇÃO: INVESTIGANDO A SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho se propõe a abordar uma proposta de projeto a ser realizado na Escola Francisco Sales Gadelha de Oliveira e no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento nos municípios de São Francisco e Lastro respectivamente, ambas da rede municipal de ensino, localizadas no estado da Paraíba. Tal proposta tem como objetivo principal realizar uma reflexão sobre os impactos que são gerados a educação pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC’s. Dada à importância da temática torna-se pertinente discutir acerca de alguns conceitos e outros princípios que, de certo modo, são indispensáveis para uma compreensão mais sistemática do trabalho na escola. Nossos estudos se baseiam em Bastos (2004), Cantini (2006), entre outros autores. A pesquisa se caracteriza como sendo de campo, de tipo explicativa, de caráter quali-quantitativo ao qual será dividida em três etapas. Inicialmente realizaremos a revisão teórica e levantamento dos recursos tecnológicos disponível nas escolas campo de pesquisa; logo depois ocorrerá a aplicação de um questionário com os professores envolvidos no projeto a fim de perceber seus pontos de vista a respeito das tecnologias e de sua aplicação no contexto particular de suas aulas; por fim, a análise da qualidade, com pressuposto do nível de satisfação dos educadores em utilizar as TIC`s como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, com as mudanças que a educação tem passado nos últimos tempos, em virtude dos avanços tecnológicos, se faz necessário que os educadores tenham acesso aos recursos disponíveis na escola e possam de fato usá-los, para que estes sirvam como suporte pedagógico auxiliador do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TIC’S, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1223_04082016134928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DANILO DUARTE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DANILO BARBOSA" "autor_email" => "fdanilo_barbosa@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIGRENDAL - BRASIL/PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }