CRIAÇÃO LITERÁRIA E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO: O PROTAGONISMO DE ROUSSEAU, EM EMÍLIO
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Tem como foco a obra literária Emílio ou da Educação, de Jean Jacques Rousseau, editada em 1762, procurando esclarecer a recepção que o livro alcançou quando da sua primeira edição e imediatamente após a eclosão do processo revolucionário burguês na França. Elucida o caráter da obra, cuja temática, de enfoque eminentemente pedagógico, inicialmente vítima de misoneísmo, viria a revolucionar as práticas educacionais europeias a partir da consagração dos ideais da Revolução Francesa, de 1789. Sublinha a visão libertária da educação e a contribuição desse misto de escritor e filósofo para a construção do conceito de infância e para o reconhecimento do direito ao respeito à pessoa do educando. Identifica a influência das ideias de Rousseau para o advento da escola emancipada, os métodos de educação ativa e os rumos trilhados pela pedagogia nos últimos séculos, com seguidores como Pestalozzi e Fröebel. 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