Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

BLOG REFLEXIVO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE UM PIBIDIANO DO SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, BLOG REFLEXIVO, LÍNGUA INGLESA Pôster (PO) GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39185
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 351
    "titulo" => "BLOG REFLEXIVO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE UM PIBIDIANO DO SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS"
    "resumo" => "Na perspectiva da formação docente inicial, pesquisas apontam para a relevância da reflexão (PIMENTA e LIMA, 2005/2006) como tomada de consciência, pelo licenciando, sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, especificamente no momento em que este sujeito encontra-se inserido no espaço escolar vivenciando suas primeiras experiências docentes. Diante desta realidade, o objetivo desta pesquisa é investigar de que forma o blog reflexivo contribui para a construção identitária dos professores em formação inicial. O blog ao qual nos referimos pertence ao subprojeto de Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. Nosso estudo alinha-se à pesquisa qualitativa, e tem como corpus de análise as postagens reflexivas do pibidiano, autor deste texto, sobre atividades desenvolvidas em uma escola pública. Os dados analisados são especificamente postagens do pibidiano sobre: reflexão após a aplicação de aulas e  feedback do professor formador. Como base teórica para o desenvolvimento deste estudo, nos ancoramos em Reichmann (2009) e Yang (2009) sobre blog reflexivo, Ferreira (2016) acerca do feedback docente e Sobral e Martins (2014) sobre construção identitária docente. Os resultados parciais de nossa pesquisa apontam para o fato de que o ato da reflexão após a aplicação de aulas é crucial para a construção identitária de professores em formação inicial, uma vez que refletimos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Sobre o feedback, percebemos pontos fundamentais que, muitas vezes, são despercebidos, e isso nos permite refletir de maneira mais profunda e precisa sobre a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, BLOG REFLEXIVO, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA8_ID351_29112017233834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL CORDEIRO"
    "autor_email" => "gabrielcordeiro3@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39185
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 351
    "titulo" => "BLOG REFLEXIVO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE UM PIBIDIANO DO SUBPROJETO DE LETRAS-INGLÊS"
    "resumo" => "Na perspectiva da formação docente inicial, pesquisas apontam para a relevância da reflexão (PIMENTA e LIMA, 2005/2006) como tomada de consciência, pelo licenciando, sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, especificamente no momento em que este sujeito encontra-se inserido no espaço escolar vivenciando suas primeiras experiências docentes. Diante desta realidade, o objetivo desta pesquisa é investigar de que forma o blog reflexivo contribui para a construção identitária dos professores em formação inicial. O blog ao qual nos referimos pertence ao subprojeto de Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. Nosso estudo alinha-se à pesquisa qualitativa, e tem como corpus de análise as postagens reflexivas do pibidiano, autor deste texto, sobre atividades desenvolvidas em uma escola pública. Os dados analisados são especificamente postagens do pibidiano sobre: reflexão após a aplicação de aulas e  feedback do professor formador. Como base teórica para o desenvolvimento deste estudo, nos ancoramos em Reichmann (2009) e Yang (2009) sobre blog reflexivo, Ferreira (2016) acerca do feedback docente e Sobral e Martins (2014) sobre construção identitária docente. Os resultados parciais de nossa pesquisa apontam para o fato de que o ato da reflexão após a aplicação de aulas é crucial para a construção identitária de professores em formação inicial, uma vez que refletimos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Sobre o feedback, percebemos pontos fundamentais que, muitas vezes, são despercebidos, e isso nos permite refletir de maneira mais profunda e precisa sobre a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, BLOG REFLEXIVO, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA8_ID351_29112017233834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL CORDEIRO"
    "autor_email" => "gabrielcordeiro3@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Na perspectiva da formação docente inicial, pesquisas apontam para a relevância da reflexão (PIMENTA e LIMA, 2005/2006) como tomada de consciência, pelo licenciando, sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, especificamente no momento em que este sujeito encontra-se inserido no espaço escolar vivenciando suas primeiras experiências docentes. Diante desta realidade, o objetivo desta pesquisa é investigar de que forma o blog reflexivo contribui para a construção identitária dos professores em formação inicial. O blog ao qual nos referimos pertence ao subprojeto de Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. Nosso estudo alinha-se à pesquisa qualitativa, e tem como corpus de análise as postagens reflexivas do pibidiano, autor deste texto, sobre atividades desenvolvidas em uma escola pública. Os dados analisados são especificamente postagens do pibidiano sobre: reflexão após a aplicação de aulas e feedback do professor formador. Como base teórica para o desenvolvimento deste estudo, nos ancoramos em Reichmann (2009) e Yang (2009) sobre blog reflexivo, Ferreira (2016) acerca do feedback docente e Sobral e Martins (2014) sobre construção identitária docente. Os resultados parciais de nossa pesquisa apontam para o fato de que o ato da reflexão após a aplicação de aulas é crucial para a construção identitária de professores em formação inicial, uma vez que refletimos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Sobre o feedback, percebemos pontos fundamentais que, muitas vezes, são despercebidos, e isso nos permite refletir de maneira mais profunda e precisa sobre a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.