Cabelo ?bom?, ?ruim?, ?pixaim?, ?bombril?, ?desgrenhado?, lisos, enrolados, pessoas ?descabeladas?, ?black power?...Imposs?vel pronunciar essas palavras sem fazer associa??es das mais diversas. Em todas as ?pocas, as sociedades elaboraram complexos c?digos de penteados com o prop?sito de comunicar pap?is, identidades culturais, pertencimento a determinado sexo, etnia, g?nero, grupo, idade, religi?o e/ou posi??o social. Os cabelos, portanto, fazem hist?ria: simbolizam ?pocas, lugares, sociedades, adequa??o, contesta??o! ? de se supor, portanto, que educar para as rela??es ?tnico raciais ? tamb?m discutir o corpo e suas representa??es. Em meio a uma flagrante valoriza??o da est?tica branca, o Movimento Negro nos Estados Unidos consolidou o black power nos anos 60. Os adeptos procuravam afirmar uma identidade negra nas roupas, postura e principalmente nos cabelos, naturalmente cacheados, crespos e bem altos. Hoje, no pa?s, a popula??o negra assume gradativamente sua cabeleira natural com vistas a dar visibilidade ? sua est?tica e combater estere?tipos estabelecidos historicamente. Isso posto, ao problematizar as representa??es dos cabelos, fazemos uma imers?o nas trajet?rias que envolvem (in)visibilidades e marginaliza??o da est?tica negra, mas refletimos tamb?m sobre as possibilidades que os cabelos t?m de estabelecer uma identidade, empoderamento e uma resist?ncia.
Portanto, diante de in?meras situa??es de exclus?o da est?tica negra, faz-se necess?ria a reflex?o de como a Escola pode incluir e promover pr?ticas educativas sobre a diversidade sociocultural (g?nero, ra?a, etnia, religi?o, orienta??o sexual, idosos, pessoas com defici?ncia) com vistas a desnaturalizar rela??es e desigualdade, bem como horizontalizar a discuss?o, muitas vezes trabalhada de maneira fragmentada. O presente trabalho traz, portanto, o relato de experi?ncia das discuss?es promovidas no Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, na disciplina de Sociologia, sobre o Corpo e suas Representa??es, e, especificamente, sobre cabelos e a est?tica negra.