EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE BIOLOGIA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA
"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4078 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE BIOLOGIA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Um fator importante no programa PIBID é a sua amplitude, pois abrange vários elementos da educação, e um dos seus objetivos é promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica do sistema público, estimular a integração da educação superior com a educação básica. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de relatar experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, subprojeto Biologia do Campus de Patos, no decorrer do ano de 2012/2013 com atuação na escola Dr. Dionízio da Costa – PREMEN. O PIBID está inserido na escola há dois anos proporcionando formação complementar e continuada aos alunos com as ferramentas que também contém na escola, por meio de estudos de grupo na biblioteca, observação de aulas, proposta de oficinas pedagógicas e palestras educativas, organização e uso de laboratório e manejo e manutenção de horta escolar, atividades essas que vem sendo desenvolvidas no decorrer desse período; além de aulas expositivas dialogadas e participativas, dinâmicas para fixação do conteúdo abordado e participação ativa nos eventos da escola. O projeto conta também com parceria da escola por meio do blog da mesma, que posta sempre as atividades realizadas pelo PIBID, disponibilizando para todo o alunado e comunidade em geral que tem acesso ao blog a oportunidade de conhecer o real significado desse projeto e toda a sua atuação; além do blog do projeto, onde é atualizado semanalmente com as atividades realizadas pelos pibidianos. É possível afirmar que as práticas pedagógicas desenvolvidas como um todo, surtiram o efeito esperado, atingindo as reais dificuldades dos estudantes. O projeto ainda contribui de grande importância para a formação dos pibidianos na compreensão do funcionamento da unidade escolar, os desafios diários que um professor enfrenta para colocar em prática suas ideias e seu conhecimento e a vivência em sala da aula por meio das atividades desenvolvidas. As experiências apresentadas neste trabalho demonstram que o PIBID colabora na formação dos licenciandos e da comunidade escolar, mostrando que iniciativas como essa só tende a beneficiar a todos que nela estão inseridos." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Poster_idinscrito_23_724d98598b35cececf9728a31b40e902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANNY ALVINO LEITE" "autor_nome_curto" => "ISLANNY ALVINO" "autor_email" => "islanny_alvino@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4078 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE BIOLOGIA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Um fator importante no programa PIBID é a sua amplitude, pois abrange vários elementos da educação, e um dos seus objetivos é promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica do sistema público, estimular a integração da educação superior com a educação básica. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de relatar experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, subprojeto Biologia do Campus de Patos, no decorrer do ano de 2012/2013 com atuação na escola Dr. Dionízio da Costa – PREMEN. O PIBID está inserido na escola há dois anos proporcionando formação complementar e continuada aos alunos com as ferramentas que também contém na escola, por meio de estudos de grupo na biblioteca, observação de aulas, proposta de oficinas pedagógicas e palestras educativas, organização e uso de laboratório e manejo e manutenção de horta escolar, atividades essas que vem sendo desenvolvidas no decorrer desse período; além de aulas expositivas dialogadas e participativas, dinâmicas para fixação do conteúdo abordado e participação ativa nos eventos da escola. O projeto conta também com parceria da escola por meio do blog da mesma, que posta sempre as atividades realizadas pelo PIBID, disponibilizando para todo o alunado e comunidade em geral que tem acesso ao blog a oportunidade de conhecer o real significado desse projeto e toda a sua atuação; além do blog do projeto, onde é atualizado semanalmente com as atividades realizadas pelos pibidianos. É possível afirmar que as práticas pedagógicas desenvolvidas como um todo, surtiram o efeito esperado, atingindo as reais dificuldades dos estudantes. O projeto ainda contribui de grande importância para a formação dos pibidianos na compreensão do funcionamento da unidade escolar, os desafios diários que um professor enfrenta para colocar em prática suas ideias e seu conhecimento e a vivência em sala da aula por meio das atividades desenvolvidas. As experiências apresentadas neste trabalho demonstram que o PIBID colabora na formação dos licenciandos e da comunidade escolar, mostrando que iniciativas como essa só tende a beneficiar a todos que nela estão inseridos." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Poster_idinscrito_23_724d98598b35cececf9728a31b40e902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANNY ALVINO LEITE" "autor_nome_curto" => "ISLANNY ALVINO" "autor_email" => "islanny_alvino@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }