Um fator importante no programa PIBID é a sua amplitude, pois abrange vários elementos da educação, e um dos seus objetivos é promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica do sistema público, estimular a integração da educação superior com a educação básica. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de relatar experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, subprojeto Biologia do Campus de Patos, no decorrer do ano de 2012/2013 com atuação na escola Dr. Dionízio da Costa – PREMEN. O PIBID está inserido na escola há dois anos proporcionando formação complementar e continuada aos alunos com as ferramentas que também contém na escola, por meio de estudos de grupo na biblioteca, observação de aulas, proposta de oficinas pedagógicas e palestras educativas, organização e uso de laboratório e manejo e manutenção de horta escolar, atividades essas que vem sendo desenvolvidas no decorrer desse período; além de aulas expositivas dialogadas e participativas, dinâmicas para fixação do conteúdo abordado e participação ativa nos eventos da escola. O projeto conta também com parceria da escola por meio do blog da mesma, que posta sempre as atividades realizadas pelo PIBID, disponibilizando para todo o alunado e comunidade em geral que tem acesso ao blog a oportunidade de conhecer o real significado desse projeto e toda a sua atuação; além do blog do projeto, onde é atualizado semanalmente com as atividades realizadas pelos pibidianos. É possível afirmar que as práticas pedagógicas desenvolvidas como um todo, surtiram o efeito esperado, atingindo as reais dificuldades dos estudantes. O projeto ainda contribui de grande importância para a formação dos pibidianos na compreensão do funcionamento da unidade escolar, os desafios diários que um professor enfrenta para colocar em prática suas ideias e seu conhecimento e a vivência em sala da aula por meio das atividades desenvolvidas. As experiências apresentadas neste trabalho demonstram que o PIBID colabora na formação dos licenciandos e da comunidade escolar, mostrando que iniciativas como essa só tende a beneficiar a todos que nela estão inseridos.