Os alunos graduandos bolsistas do projeto PIBID de química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de cuité-PB, acrescentou no projeto da criação de uma horta na escola a proposta da criação também de um compostor para desenvolver com os alunos um conceito de química ambiental, que aborda uma visão mais critica para o desperdício e o descarte de maneira errada do lixo orgânico que tem sido um dos grandes problemas ambientais.O primeiro passo para introdução do conceito químico no projeto foi a elaboração de um seminário apresentando o compostor para os alunos, explicando como seria sua produção dentro da própria escola e como funcionaria utilizando o lixo orgânico como matéria prima. A criação da horta na escola possibilita ao aluno estar mais próximo do que é discutido quando falamos de educação ambiental. Durante o processo de criação e rotina de preparação da horta a escola aborda diversos temas nas mais variadas áreas de ensino, podendo assim ser trabalhado não só a química, mas também biologia, matemática, física entre outras.Durante o processo de preparação do nosso fertilizante os integrantes do projeto criação de uma horta na escola ficaram responsável pela observação semanal do compostor dando liberdade para eles sentirem-se responsável pelo mesmo, tornando o aluno também um pesquisador aumentando seu interesse pelo projeto e consequentemente pela pesquisa.