O ESPAÇO DA ORALIDADE NA AULA DE LÍNGUA MATERNA
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43556 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "O ESPAÇO DA ORALIDADE NA AULA DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "É notório que as práticas pedagógicas, predominantes na sala de aula, ainda continuam arraigadas ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir o real espaço da oralidade nas aulas de língua materna, uma vez que entendemos que a língua, em sua especificidade oral, pode propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que o torne capaz de atuar socialmente pela palavra, apropriando-se das estruturas e funções dos gêneros orais que fazem parte das práticas sociais que organizam o dia a dia das cidades, permitindo ao aluno, na qualidade de sujeito de uma sociedade complexa, utilizar a língua nas mais diferentes situações de comunicação/interação. Para tanto, utilizou-se a observação da prática pedagógica do professor de língua materna em sua ação docente frente ao Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Pombal-PB, bem como a adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional do ensino sobre sua prática de trabalho com a oralidade no ensino da língua materna. Uma pesquisa qualitativa, que se inscreve no rol dos interesses dos programas de pós-graduação em formação de professores, fundamentada por documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais), além de teóricos da linguística contemporânea que se dedicam a investigação do trabalho com os gêneros textuais, orais e escritos, na sala de aula de língua materna, tais como Marcuschi (2003), Mollica (2007), Rojo (2010), Elias (2011), Bortoni-Ricardo (2009), Signorini (2001), Matencio (2001) e Schneuwly & Dolz (2001), entre outros aportes teóricos que ressaltam a importância do trabalho com a oralidade na aprendizagem escolar. Os resultados alcançados permitem refletir sobre a importância de a oralidade ser enfatizada no espaço da sala de aula e, sobretudo, refletir sobre a necessidade de o professor revisitar o seu fazer pedagógico, de modo a preparar os sujeitos envolvidos para atuarem nas mais diferentes situações de interação social" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "ORALIDADE., GÊNEROS TEXTUAIS., ENSINO., . ENSINO. INTERAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID5_21052018154306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43556 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "O ESPAÇO DA ORALIDADE NA AULA DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "É notório que as práticas pedagógicas, predominantes na sala de aula, ainda continuam arraigadas ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir o real espaço da oralidade nas aulas de língua materna, uma vez que entendemos que a língua, em sua especificidade oral, pode propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que o torne capaz de atuar socialmente pela palavra, apropriando-se das estruturas e funções dos gêneros orais que fazem parte das práticas sociais que organizam o dia a dia das cidades, permitindo ao aluno, na qualidade de sujeito de uma sociedade complexa, utilizar a língua nas mais diferentes situações de comunicação/interação. Para tanto, utilizou-se a observação da prática pedagógica do professor de língua materna em sua ação docente frente ao Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Pombal-PB, bem como a adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional do ensino sobre sua prática de trabalho com a oralidade no ensino da língua materna. Uma pesquisa qualitativa, que se inscreve no rol dos interesses dos programas de pós-graduação em formação de professores, fundamentada por documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais), além de teóricos da linguística contemporânea que se dedicam a investigação do trabalho com os gêneros textuais, orais e escritos, na sala de aula de língua materna, tais como Marcuschi (2003), Mollica (2007), Rojo (2010), Elias (2011), Bortoni-Ricardo (2009), Signorini (2001), Matencio (2001) e Schneuwly & Dolz (2001), entre outros aportes teóricos que ressaltam a importância do trabalho com a oralidade na aprendizagem escolar. Os resultados alcançados permitem refletir sobre a importância de a oralidade ser enfatizada no espaço da sala de aula e, sobretudo, refletir sobre a necessidade de o professor revisitar o seu fazer pedagógico, de modo a preparar os sujeitos envolvidos para atuarem nas mais diferentes situações de interação social" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "ORALIDADE., GÊNEROS TEXTUAIS., ENSINO., . ENSINO. INTERAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID5_21052018154306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }