DIAS, Plínio Rogenes De França. Por uma literatura como educação da voz. Anais ABRALIC Internacional... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4523>. Acesso em: 25/11/2024 00:25
A sociedade do século XXI tem redimensionado todas as formas de composição artísticas e a juventude no seio tecnocrático tem demonstrado forte interesse pelas novas linguagens e interatividades. Um fato é que a maioria dos professores tem dificuldade de acompanhar as demandas culturais da juventude, reduzindo várias possibilidades dialógicas em sala de aula. A poesia, nesse contexto, ainda não tem recebido seu devido valor, seja pela sua condição de gênero desprivilegiado no mercado de livros, que gera desinteresse dos jovens, seja pelo despreparo de vários professores para o trabalho com as possibilidades do texto poético. O presente trabalho vem, portanto, propor e relatar experiências que aproximem a poesia às novas gerações. A partir de pressupostos da poética da oralidade de Paul Zumthor, da estética da recepção e da estilística de Alfredo Bosi, faremos uma defesa da performance poética como metodologia de abordagem do texto literário, além de refletir sobre suas diversas possibilidades para o ensino de literatura.