A EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DO DISCURSO DO PROTAGONISMO JUVENIL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45709 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3312 "inscrito_id" => 8798 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DO DISCURSO DO PROTAGONISMO JUVENIL" "resumo" => "A educação integral é uma concepção que compreende a formação do jovem educando em toda a sua integralidade para que seja capaz de atuar na sociedade de forma mais autônoma, crítica e solidária. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de analisar a concepção dos protagonistas Juvenis em relação a sua ação protagônica, no conceito do termo Protagonista Juvenil e nas práticas educativas que contribuem com a formação do ser quanto indivíduo, no exercício da sua cidadania e para o mundo do trabalho, como rege o art. 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a etapa final da Educação básica. Para isso, foi utilizado a combinação dos métodos quantitativos e qualitativos através de questionários e entrevistas, consecutivamente, com os protagonistas de uma Escola de Referência em Ensino Médio no município do Paulista/PE. Os resultados demonstraram que apesar dos protagonistas se reconhecerem como atuantes legítimos desde a organização até a avaliação das ações na escola, não compreendem o conceito de autonomia e entendem o termo protagonismo Juvenil como jovens participativos e com responsabilidade social. Mesmo não instituído na escola ainda, o grêmio estudantil, foi citado pelos estudantes como a prática educativa mais efetiva no exercício do protagonismo juvenil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROTAGONISMO JUVENIL, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8798_12092018222940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDIMAR" "autor_email" => "judimarsilva@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45709 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3312 "inscrito_id" => 8798 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DO DISCURSO DO PROTAGONISMO JUVENIL" "resumo" => "A educação integral é uma concepção que compreende a formação do jovem educando em toda a sua integralidade para que seja capaz de atuar na sociedade de forma mais autônoma, crítica e solidária. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de analisar a concepção dos protagonistas Juvenis em relação a sua ação protagônica, no conceito do termo Protagonista Juvenil e nas práticas educativas que contribuem com a formação do ser quanto indivíduo, no exercício da sua cidadania e para o mundo do trabalho, como rege o art. 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a etapa final da Educação básica. Para isso, foi utilizado a combinação dos métodos quantitativos e qualitativos através de questionários e entrevistas, consecutivamente, com os protagonistas de uma Escola de Referência em Ensino Médio no município do Paulista/PE. Os resultados demonstraram que apesar dos protagonistas se reconhecerem como atuantes legítimos desde a organização até a avaliação das ações na escola, não compreendem o conceito de autonomia e entendem o termo protagonismo Juvenil como jovens participativos e com responsabilidade social. Mesmo não instituído na escola ainda, o grêmio estudantil, foi citado pelos estudantes como a prática educativa mais efetiva no exercício do protagonismo juvenil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROTAGONISMO JUVENIL, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8798_12092018222940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDIMAR" "autor_email" => "judimarsilva@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }