ABORDAGEM CTSA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UERN
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46207 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2044 "inscrito_id" => 3435 "titulo" => "ABORDAGEM CTSA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UERN" "resumo" => "Mediante a situação de emergência em que se encontra o planeta, percebemos a importância do letramento científico desde a pré-escola, educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, até educação de jovens e adultos. Observando esse contexto o presente artigo foi elaborado com a finalidade de perceber de que forma o curso de pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) trabalha o letramento e alfabetização científica de modo a preparar os futuros pedagogo para abordar a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente no seu campo de atuação. Para isso analisamos o PPC do curso de pedagogia da UERN, observando no ementário quais disciplinas obrigatórias trata de abordar temas que possibilitam a educação científica, no que diz respeito ao letramento e alfabetização científica dos discentes, levando em consideração as concepções de letramento científico e da abordagem CTSA, apresentadas por Santos (2007) Chrispino (2017) e Acevedo, Vázquez, Manassero (2003). A pesquisa documental realizada, possibilitou identificar 7 componentes curriculares, que em suas ementas trazem temas relacionados a educação científica. Além destas, destacamos a disciplina de Monografia que possibilita os discentes realizar pesquisas sobre temas de seu interesse dentro do campo de atuação do pedagogo, onde constatamos que no período de 2012.1 a 2016.2 não foram produzidas pesquisas sobre a temática em foco. Com os resultados da pesquisa, constatamos a necessidade de introduzir temáticas relacionados a educação científica em outros componentes curriculares. Enfatizamos a necessidade de valorizar nos componentes curriculares a importância do letramento e alfabetização científica significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO, ABORDAGEM CTSA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3435_09092018175701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA DALILA DA SILVA ALMEIDA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "DEBORA SANTIAGO" "autor_email" => "ddalila.almeida@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46207 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2044 "inscrito_id" => 3435 "titulo" => "ABORDAGEM CTSA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UERN" "resumo" => "Mediante a situação de emergência em que se encontra o planeta, percebemos a importância do letramento científico desde a pré-escola, educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, até educação de jovens e adultos. Observando esse contexto o presente artigo foi elaborado com a finalidade de perceber de que forma o curso de pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) trabalha o letramento e alfabetização científica de modo a preparar os futuros pedagogo para abordar a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente no seu campo de atuação. Para isso analisamos o PPC do curso de pedagogia da UERN, observando no ementário quais disciplinas obrigatórias trata de abordar temas que possibilitam a educação científica, no que diz respeito ao letramento e alfabetização científica dos discentes, levando em consideração as concepções de letramento científico e da abordagem CTSA, apresentadas por Santos (2007) Chrispino (2017) e Acevedo, Vázquez, Manassero (2003). A pesquisa documental realizada, possibilitou identificar 7 componentes curriculares, que em suas ementas trazem temas relacionados a educação científica. Além destas, destacamos a disciplina de Monografia que possibilita os discentes realizar pesquisas sobre temas de seu interesse dentro do campo de atuação do pedagogo, onde constatamos que no período de 2012.1 a 2016.2 não foram produzidas pesquisas sobre a temática em foco. Com os resultados da pesquisa, constatamos a necessidade de introduzir temáticas relacionados a educação científica em outros componentes curriculares. Enfatizamos a necessidade de valorizar nos componentes curriculares a importância do letramento e alfabetização científica significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO, ABORDAGEM CTSA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3435_09092018175701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA DALILA DA SILVA ALMEIDA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "DEBORA SANTIAGO" "autor_email" => "ddalila.almeida@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }