A Geografia escolar passa por um momento em que necessita de inovações didáticas, visto que, na maioria das vezes, as metodologias utilizadas em sala de aula estão ancoradas apenas no uso do livro didático, contribuindo para que o ensino se torne pouco dinâmico, condicionando o desinteresse dos alunos. Mediante a necessidade do aprimoramento da práxis docente em sala de aula e da utilização de novas alternativas metodológicas, esta pesquisa objetiva relatar as experiências vivenciadas com a inserção do Poema “Triste Partida” nas aulas de Geografia nas turmas do Ensino Médio (1º e 2º ano), do turno da tarde, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo – POLIVALENTE, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande, PB. Dessa forma, a utilização da literatura como estratégia metodológica pretende contribuir para a melhoria da qualidade das aulas da disciplina de Geografia, pois se verifica que a mesma desempenha o papel de facilitar e ampliar o aprendizado de diversos temas geográficos. Logo, numa perspectiva interdisciplinar, a Literatura é uma boa alternativa que permite utilizar novas linguagens no ensino, promovendo impactos no processo de aprendizagem geográfica.