CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46675 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2807 "inscrito_id" => 6004 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) envolveu discussões e debates ao longo da história da educação pública do país. O público que retornam aos bancos escolares nessa modalidade de ensino são, em grande parte, homens e mulheres que tiveram sua trajetória escolar interrompida ou impedida, e que, na verdade, sofreram uma exclusão sociocultural. Todavia, cerca de 11,5 milhões de pessoas no Brasil não sabem ler nem escrever. A população com maior taxa de analfabetismo é a de pessoas idosas, cuja incidência chega a ser 3 vezes maior que em outras faixas etárias. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD, no Brasil, a incidência de pessoas pretas ou pardas analfabetas (9,3%) é mais que o dobro do que pessoas brancas na mesma condição (4%). Diante disso, objetiva-se com este estudo, identificar e discutir a caracterização da EJA (legislação) e do público integrante (faixa etária, sexo, raça) dessa modalidade de ensino no contexto atual (de 2015 até 2017) através da revisão bibliográfica, tendo por base os documentos oficiais norteadores da EJA e os dados disponibilizados pelo Censo Escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Como resultado, identificou-se que a EJA atende alunos bastante diversos em idade, cor/raça, sexo e interesses. Verifica-se que o critério de idade não nos permite mais caracterizar esses alunos, sendo de suma relevância conhecer esses segmentos em sua complexidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "LEGISLAÇÃO EJA, CARACTERIZAÇÃO DA EJA, PÚBLICO EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID6004_10092018174433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAM LÚCIA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM BARBOSA" "autor_email" => "miriamluci@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46675 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2807 "inscrito_id" => 6004 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) envolveu discussões e debates ao longo da história da educação pública do país. O público que retornam aos bancos escolares nessa modalidade de ensino são, em grande parte, homens e mulheres que tiveram sua trajetória escolar interrompida ou impedida, e que, na verdade, sofreram uma exclusão sociocultural. Todavia, cerca de 11,5 milhões de pessoas no Brasil não sabem ler nem escrever. A população com maior taxa de analfabetismo é a de pessoas idosas, cuja incidência chega a ser 3 vezes maior que em outras faixas etárias. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD, no Brasil, a incidência de pessoas pretas ou pardas analfabetas (9,3%) é mais que o dobro do que pessoas brancas na mesma condição (4%). Diante disso, objetiva-se com este estudo, identificar e discutir a caracterização da EJA (legislação) e do público integrante (faixa etária, sexo, raça) dessa modalidade de ensino no contexto atual (de 2015 até 2017) através da revisão bibliográfica, tendo por base os documentos oficiais norteadores da EJA e os dados disponibilizados pelo Censo Escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Como resultado, identificou-se que a EJA atende alunos bastante diversos em idade, cor/raça, sexo e interesses. Verifica-se que o critério de idade não nos permite mais caracterizar esses alunos, sendo de suma relevância conhecer esses segmentos em sua complexidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "LEGISLAÇÃO EJA, CARACTERIZAÇÃO DA EJA, PÚBLICO EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID6004_10092018174433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAM LÚCIA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM BARBOSA" "autor_email" => "miriamluci@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }