A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49436 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 946 "inscrito_id" => 376 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "Um dos grandes desafios dos cursos de Pedagogia é a falta de articulação entre teoria e prática. Em função disso, os saberes da experiência ainda são o tipo de saber que os docentes mais se abastecem para constituir a sua prática, corroborando com a ideia de que para ensinar basta ter talento, possuir cultura, conhecer o conteúdo, ter bom senso ou seguir a intuição, por exemplo. Nesse contexto, para que a docência seja reconhecida, de fato, como um profissão que requer conhecimentos específicos, faz-se necessário que os cursos de formação de professores, dentre eles, o de Pedagogia, propiciem o desenvolvimento de saberes pedagógicos, que referem-se ao planejamento da aula, as estratégias de ensino e aprendizagem, à avaliação da aprendizagem, bem como à gestão da sala de aula, uma vez que são conhecimentos essenciais que colaboram com o exercício da prática pedagógica do docente. O objeto deste estudo foi a formação pedagógica no curso de Pedagogia. Essa investigação teve por objetivo compreender a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos na formação do pedagogo. O estudo foi de natureza qualitativa utilizando o método da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Tardif (2002), Gauthier et al (1998) e Vicentini e Lugli (2009), dentre outros. A pesquisa teve como resultados que a formação pedagógica é de suma relevância no processo de profissionalização docente, pois possibilita aprender a ensinar e a conhecer os elementos didático-pedagógicos, para melhor utilizá-los de acordo com o contexto no qual o professor está inserido, trazendo sentido e significado para sua prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "SABERES PEDAGÓGICOS, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID376_15092017231420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL GOMES DE HOLANDA PIRES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL HOLANDA" "autor_email" => "raquel.holanda@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49436 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 946 "inscrito_id" => 376 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "Um dos grandes desafios dos cursos de Pedagogia é a falta de articulação entre teoria e prática. Em função disso, os saberes da experiência ainda são o tipo de saber que os docentes mais se abastecem para constituir a sua prática, corroborando com a ideia de que para ensinar basta ter talento, possuir cultura, conhecer o conteúdo, ter bom senso ou seguir a intuição, por exemplo. Nesse contexto, para que a docência seja reconhecida, de fato, como um profissão que requer conhecimentos específicos, faz-se necessário que os cursos de formação de professores, dentre eles, o de Pedagogia, propiciem o desenvolvimento de saberes pedagógicos, que referem-se ao planejamento da aula, as estratégias de ensino e aprendizagem, à avaliação da aprendizagem, bem como à gestão da sala de aula, uma vez que são conhecimentos essenciais que colaboram com o exercício da prática pedagógica do docente. O objeto deste estudo foi a formação pedagógica no curso de Pedagogia. Essa investigação teve por objetivo compreender a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos na formação do pedagogo. O estudo foi de natureza qualitativa utilizando o método da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Tardif (2002), Gauthier et al (1998) e Vicentini e Lugli (2009), dentre outros. A pesquisa teve como resultados que a formação pedagógica é de suma relevância no processo de profissionalização docente, pois possibilita aprender a ensinar e a conhecer os elementos didático-pedagógicos, para melhor utilizá-los de acordo com o contexto no qual o professor está inserido, trazendo sentido e significado para sua prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "SABERES PEDAGÓGICOS, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID376_15092017231420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL GOMES DE HOLANDA PIRES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL HOLANDA" "autor_email" => "raquel.holanda@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }