Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: SABERES PEDAGÓGICOS, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49436
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 946
    "inscrito_id" => 376
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios dos cursos de Pedagogia é a falta de articulação entre teoria e prática. Em função disso, os saberes da experiência ainda são o tipo de saber que os docentes mais se abastecem para constituir a sua prática, corroborando com a ideia de que para ensinar basta ter talento, possuir cultura, conhecer o conteúdo, ter bom senso ou seguir a intuição, por exemplo. Nesse contexto, para que a docência seja reconhecida, de fato, como um profissão que requer conhecimentos específicos, faz-se necessário que os cursos de formação de professores, dentre eles, o de Pedagogia, propiciem o desenvolvimento de saberes pedagógicos, que referem-se ao planejamento da aula, as estratégias de ensino e aprendizagem, à avaliação da aprendizagem, bem como à gestão da sala de aula, uma vez que são conhecimentos essenciais que colaboram com o exercício da prática pedagógica do docente. O objeto deste estudo foi a formação pedagógica no curso de Pedagogia. Essa investigação teve por objetivo compreender a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos na formação do pedagogo. O estudo foi de natureza qualitativa utilizando o método da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Tardif (2002),  Gauthier et al (1998) e Vicentini e Lugli (2009), dentre outros. A pesquisa teve como resultados que a formação pedagógica é de suma relevância no processo de profissionalização docente, pois possibilita aprender a ensinar e a conhecer os elementos didático-pedagógicos, para melhor utilizá-los de acordo com o contexto no qual o professor está inserido, trazendo sentido e significado para sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "SABERES PEDAGÓGICOS, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID376_15092017231420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL GOMES DE HOLANDA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL HOLANDA"
    "autor_email" => "raquel.holanda@aluno.uece"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49436
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 946
    "inscrito_id" => 376
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios dos cursos de Pedagogia é a falta de articulação entre teoria e prática. Em função disso, os saberes da experiência ainda são o tipo de saber que os docentes mais se abastecem para constituir a sua prática, corroborando com a ideia de que para ensinar basta ter talento, possuir cultura, conhecer o conteúdo, ter bom senso ou seguir a intuição, por exemplo. Nesse contexto, para que a docência seja reconhecida, de fato, como um profissão que requer conhecimentos específicos, faz-se necessário que os cursos de formação de professores, dentre eles, o de Pedagogia, propiciem o desenvolvimento de saberes pedagógicos, que referem-se ao planejamento da aula, as estratégias de ensino e aprendizagem, à avaliação da aprendizagem, bem como à gestão da sala de aula, uma vez que são conhecimentos essenciais que colaboram com o exercício da prática pedagógica do docente. O objeto deste estudo foi a formação pedagógica no curso de Pedagogia. Essa investigação teve por objetivo compreender a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos na formação do pedagogo. O estudo foi de natureza qualitativa utilizando o método da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Tardif (2002),  Gauthier et al (1998) e Vicentini e Lugli (2009), dentre outros. A pesquisa teve como resultados que a formação pedagógica é de suma relevância no processo de profissionalização docente, pois possibilita aprender a ensinar e a conhecer os elementos didático-pedagógicos, para melhor utilizá-los de acordo com o contexto no qual o professor está inserido, trazendo sentido e significado para sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "SABERES PEDAGÓGICOS, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID376_15092017231420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL GOMES DE HOLANDA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL HOLANDA"
    "autor_email" => "raquel.holanda@aluno.uece"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Um dos grandes desafios dos cursos de Pedagogia é a falta de articulação entre teoria e prática. Em função disso, os saberes da experiência ainda são o tipo de saber que os docentes mais se abastecem para constituir a sua prática, corroborando com a ideia de que para ensinar basta ter talento, possuir cultura, conhecer o conteúdo, ter bom senso ou seguir a intuição, por exemplo. Nesse contexto, para que a docência seja reconhecida, de fato, como um profissão que requer conhecimentos específicos, faz-se necessário que os cursos de formação de professores, dentre eles, o de Pedagogia, propiciem o desenvolvimento de saberes pedagógicos, que referem-se ao planejamento da aula, as estratégias de ensino e aprendizagem, à avaliação da aprendizagem, bem como à gestão da sala de aula, uma vez que são conhecimentos essenciais que colaboram com o exercício da prática pedagógica do docente. O objeto deste estudo foi a formação pedagógica no curso de Pedagogia. Essa investigação teve por objetivo compreender a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos na formação do pedagogo. O estudo foi de natureza qualitativa utilizando o método da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Tardif (2002), Gauthier et al (1998) e Vicentini e Lugli (2009), dentre outros. A pesquisa teve como resultados que a formação pedagógica é de suma relevância no processo de profissionalização docente, pois possibilita aprender a ensinar e a conhecer os elementos didático-pedagógicos, para melhor utilizá-los de acordo com o contexto no qual o professor está inserido, trazendo sentido e significado para sua prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.