Um dos grandes desafios dos cursos de Pedagogia é a falta de articulação entre teoria e prática. Em função disso, os saberes da experiência ainda são o tipo de saber que os docentes mais se abastecem para constituir a sua prática, corroborando com a ideia de que para ensinar basta ter talento, possuir cultura, conhecer o conteúdo, ter bom senso ou seguir a intuição, por exemplo. Nesse contexto, para que a docência seja reconhecida, de fato, como um profissão que requer conhecimentos específicos, faz-se necessário que os cursos de formação de professores, dentre eles, o de Pedagogia, propiciem o desenvolvimento de saberes pedagógicos, que referem-se ao planejamento da aula, as estratégias de ensino e aprendizagem, à avaliação da aprendizagem, bem como à gestão da sala de aula, uma vez que são conhecimentos essenciais que colaboram com o exercício da prática pedagógica do docente. O objeto deste estudo foi a formação pedagógica no curso de Pedagogia. Essa investigação teve por objetivo compreender a importância do desenvolvimento de saberes pedagógicos na formação do pedagogo. O estudo foi de natureza qualitativa utilizando o método da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Tardif (2002), Gauthier et al (1998) e Vicentini e Lugli (2009), dentre outros. A pesquisa teve como resultados que a formação pedagógica é de suma relevância no processo de profissionalização docente, pois possibilita aprender a ensinar e a conhecer os elementos didático-pedagógicos, para melhor utilizá-los de acordo com o contexto no qual o professor está inserido, trazendo sentido e significado para sua prática pedagógica.