EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES DO PROGRAMA NOVOS TALENTOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DO USO SUSTENTÁVEL E PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49756 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 764 "inscrito_id" => 1047 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES DO PROGRAMA NOVOS TALENTOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DO USO SUSTENTÁVEL E PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA" "resumo" => "A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, se caracteriza por possuir solos secos, pedregosos e rachados, além de plantas de pequeno porte, suas paisagens refletem um clima de forte insolação, temperaturas elevadas na maior parte do ano, chuvas escassas e irregulares, com secas periódicas. Esse bioma vem sofrendo com o processo de degradação, em função do uso insustentável de seus recursos ao longo de centenas de anos e algumas de suas espécies faunísticas encontram-se extintas. O Município de Crateús abriga a maior reserva mundial desse Bioma, a Reserva Natural Serra das Almas, contudo, a inserção de discussões sobre sua importância, ainda é insipiente, uma vez que este é, na maioria das vezes, tratado de modo superficial no livro didático. Neste contexto o presente trabalho objetivou trabalhar a temática “Educação Ambiental, uso sustentável e preservação da Caatinga” com alunos do 5º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede pública de Crateús – CE, em busca de ampliar o conhecimento relativo ao Bioma, por meio de metodologias alternativas dentre as quais, aula de campo à Reserva Natural Serra das Almas, aulas lúdicas e dinâmicas, totalizando 16 horas de aula, de modo a sensibilizá-los sobre a preservação e conservação dos recursos naturais desse Bioma. A validação é alcançada através da aplicação de questionários superestruturados, jogos, e análise de anotações do Diário da Sustentabilidade. Nestes resultados percebe-se o papel desempenhado pelo trabalho no esclarecimento às crianças sobre a atual situação da Caatinga, desenvolvendo indivíduos sensíveis aos problemas do mesmo, e potenciais multiplicadores das estratégias sustentáveis observadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, ENSINO FUNDAMENTAL I, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA43_ID1047_15092017161442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANA MILENE ALMEIDA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "JORDANA TEIXEIR" "autor_email" => "jordana_mileny_ce@hotmail" "autor_ies" => "1220642" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49756 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 764 "inscrito_id" => 1047 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES DO PROGRAMA NOVOS TALENTOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DO USO SUSTENTÁVEL E PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA" "resumo" => "A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, se caracteriza por possuir solos secos, pedregosos e rachados, além de plantas de pequeno porte, suas paisagens refletem um clima de forte insolação, temperaturas elevadas na maior parte do ano, chuvas escassas e irregulares, com secas periódicas. Esse bioma vem sofrendo com o processo de degradação, em função do uso insustentável de seus recursos ao longo de centenas de anos e algumas de suas espécies faunísticas encontram-se extintas. O Município de Crateús abriga a maior reserva mundial desse Bioma, a Reserva Natural Serra das Almas, contudo, a inserção de discussões sobre sua importância, ainda é insipiente, uma vez que este é, na maioria das vezes, tratado de modo superficial no livro didático. Neste contexto o presente trabalho objetivou trabalhar a temática “Educação Ambiental, uso sustentável e preservação da Caatinga” com alunos do 5º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede pública de Crateús – CE, em busca de ampliar o conhecimento relativo ao Bioma, por meio de metodologias alternativas dentre as quais, aula de campo à Reserva Natural Serra das Almas, aulas lúdicas e dinâmicas, totalizando 16 horas de aula, de modo a sensibilizá-los sobre a preservação e conservação dos recursos naturais desse Bioma. A validação é alcançada através da aplicação de questionários superestruturados, jogos, e análise de anotações do Diário da Sustentabilidade. Nestes resultados percebe-se o papel desempenhado pelo trabalho no esclarecimento às crianças sobre a atual situação da Caatinga, desenvolvendo indivíduos sensíveis aos problemas do mesmo, e potenciais multiplicadores das estratégias sustentáveis observadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, ENSINO FUNDAMENTAL I, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA43_ID1047_15092017161442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANA MILENE ALMEIDA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "JORDANA TEIXEIR" "autor_email" => "jordana_mileny_ce@hotmail" "autor_ies" => "1220642" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }