“TIA, VOU ESCREVER O QUE EU SEI”: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E A PRÁTICA DOCENTE.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50235 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 1646 "titulo" => "“TIA, VOU ESCREVER O QUE EU SEI”: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E A PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "O referido trabalho é resultado de um estudo feito a partir de um diagnóstico de aprendizagem escrita desenvolvido como proposta de atividade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, com a turma do terceiro ano do ensino fundamental da escola pública Paulo Aragão, ambas situadas no município de Sobral, Ceará. O estudo objetiva analisar o nível de escrita dos alunos a partir das produções textuais, além de avaliar a didática do professor frente as demandas relacionadas as habilidades de leitura e escrita exigida para a turma. A pesquisa possui cunho qualitativo e exploratório sobre a sondagem do nível de escrita e a atribuição do professor diante dos resultados e teve como contribuição o embasamento teórico de autores conceituados, tais como: Ferreiro (1985), Carvalho (2005) e Vygotsky (1998). Dos resultados obtidos, se constatou que no quesito produção de texto, frases ou palavras, dos 33 alunos da sala, dezoito apresentaram dificuldades em desenvolver o texto, sendo, dezessete produtores de frases e apenas um de palavras. Na coerência textual, treze alunos conseguiram em partes apresentar suas ideias e conectá-las umas as outras, mas percebeu-se que em relação à organização gráfica com margem e espaçamento e a utilização correta dos sinais de pontuação, a maioria da turma apresentou dificuldades no uso adequado destes, precisando ser bastante trabalhados, apresentando ainda erros na escrita gramatical de algumas palavras. Consideramos que o estudo realizado foi de grande importância para compreendermos a influência da leitura e escrita no contexto escolar. As habilidades de escrita e leitura são processos contínuos que não se limitam em apenas uma série, ou a um professor, são práticas que o educando absorve durante sua jornada estudantil por meio de práticas pedagógicas eficientes e significativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1646_13092017184207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL FELIX CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAQUEL FELIX" "autor_email" => "raquelfelix032@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50235 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 1646 "titulo" => "“TIA, VOU ESCREVER O QUE EU SEI”: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E A PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "O referido trabalho é resultado de um estudo feito a partir de um diagnóstico de aprendizagem escrita desenvolvido como proposta de atividade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, com a turma do terceiro ano do ensino fundamental da escola pública Paulo Aragão, ambas situadas no município de Sobral, Ceará. O estudo objetiva analisar o nível de escrita dos alunos a partir das produções textuais, além de avaliar a didática do professor frente as demandas relacionadas as habilidades de leitura e escrita exigida para a turma. A pesquisa possui cunho qualitativo e exploratório sobre a sondagem do nível de escrita e a atribuição do professor diante dos resultados e teve como contribuição o embasamento teórico de autores conceituados, tais como: Ferreiro (1985), Carvalho (2005) e Vygotsky (1998). Dos resultados obtidos, se constatou que no quesito produção de texto, frases ou palavras, dos 33 alunos da sala, dezoito apresentaram dificuldades em desenvolver o texto, sendo, dezessete produtores de frases e apenas um de palavras. Na coerência textual, treze alunos conseguiram em partes apresentar suas ideias e conectá-las umas as outras, mas percebeu-se que em relação à organização gráfica com margem e espaçamento e a utilização correta dos sinais de pontuação, a maioria da turma apresentou dificuldades no uso adequado destes, precisando ser bastante trabalhados, apresentando ainda erros na escrita gramatical de algumas palavras. Consideramos que o estudo realizado foi de grande importância para compreendermos a influência da leitura e escrita no contexto escolar. As habilidades de escrita e leitura são processos contínuos que não se limitam em apenas uma série, ou a um professor, são práticas que o educando absorve durante sua jornada estudantil por meio de práticas pedagógicas eficientes e significativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE, ESCRITA. DIAGNÓSTICO. PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1646_13092017184207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL FELIX CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAQUEL FELIX" "autor_email" => "raquelfelix032@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }