SALES, Iara Bezerra et al.. Enfermagem, imunização, vacinação.. Anais CONACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5259>. Acesso em: 24/11/2024 23:32
É importante que os acadêmicos da área de saúde sejam imunizados contra as doenças imunopreveníveis, antes ou ao iniciarem o curso, a fim de que já estejam imunizados ao iniciarem suas atividades práticas, uma vez que estas trazem um risco aumentado de adquirir ou transmitir doenças infectocontagiosas evitáveis pela imunização. A Associação Brasileira de Imunizações – SBIm (2010) possui um calendário vacinal próprio para os profissionais de saúde. Esse estudo foi realizado com o objetivo de descrever a situação vacinal dos discentes de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, em Crato (CE), quanto às vacinas recomendadas para os profissionais de saúde. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, de natureza descritiva, cuja população foi composta pelos acadêmicos de enfermagem da URCA do 4º ao 9° semestre, os quais já iniciaram estágio curricular. Os dados foram coletados em sala de aula e nos campos de estágio, onde utilizou-se para tanto o questionário. Os resultados mostraram as vacinas mais tomadas pelos acadêmicos foram: a H1N1 (influenza A), a hepatite B, a dT ( tétanos difteria) e a tríplice viral (rubéola, sarampo e caxumba). Foi visto que os acadêmicos que mais têm seus calendários vacinais completos são os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º semestre, mostrando que os acadêmicos vão tendo uma maior noção a respeito da vacinas recomendadas para profissionais de saúde com o decorrer do curso. Mas ainda existem muitos alunos que estão iniciando suas atividades práticas e até mesmo saindo da universidade sem calendário vacinal completo. Com base nos resultados percebe-se a necessidade de buscar uma mudança em nível de comportamento através de educação e informação sobre as vacinas recomendadas para profissionais de saúde, sendo interessante a instauração de ações profiláticas e educativas no inicio do curso pela coordenação e pelos professores a fim de mudar a situação atual quanto aos baixos índices vacinais.