Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA

Palavra-chaves: SAÚDE COLETIVA, EDUCAÇÃO, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM Relato de Experiência(RE) Saúde Coletiva
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5477
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 1666
    "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA"
    "resumo" => "Historicamente, o processo de formação dos profissionais de saúde tem sido baseado no uso de metodologias tradicionais, sob forte influência do mecanicismo de inspiração cartesiana, fragmentado e reducionista. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem tem se restringido, muitas vezes, à reprodução do conhecimento, no qual o docente assume um papel de transmissor de conteúdos com aulas expositivas, ao passo que, ao discente, cabe a retenção e repetição dos mesmos em uma atitude passiva e receptiva, ou até mesmo reprodutora, tornando-se mero expectador, sem a necessária crítica e reflexão. Almejando romper com esta metodologia de ensino e proporcionar o empoderamento dos discentes do curso de Graduação em Enfermagem, criou-se o “Saúde Coletiva Game”, um jogo que proporciona interação, dinamicidade e criatividade na construção de novos saberes. Sendo assim, neste estudo, objetivou-se descrever a vivência na utilização de um jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem dos discentes de Enfermagem na Disciplina Saúde Coletiva I da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. O “Saúde Coletiva Game” foi construído baseado em um jogo de tabuleiro pré-existente. Em um primeiro momento, a turma foi dividida em três grupos, cada um com seu respectivo líder, em seguida as regras foram explicadas aos alunos. O jogo baseou-se em três categorias: Processo do Trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva; História das Políticas Públicas em Saúde; e Legislação em Saúde. O jogo possui dezoito cartas, e cada uma delas é constituída a partir das categorias supracitadas, além de dez dicas que indicam do que se trata a questão a ser respondida. No tabuleiro, o grupo da vez escolhe um número de um a dez. O líder do grupo que possui a carta deverá ler a dica escolhida; se o outro grupo souber a resposta, ganha a rodada e anda o número de dicas correspondente às dicas que sobraram no tabuleiro. Se não souber, tem o direito de escolher outra dica, e assim sucessivamente. O número de dicas que o grupo que responde consome é o número de casas que o grupo que faz a pergunta irá andar no tabuleiro. Quem chegar primeiro ao final das casas é o grupo ganhador. Esta atividade fomentou o desenvolvimento de habilidades sociais nos alunos, tais como relações interpessoais; trabalho em equipe; e tomada de decisão em grupo; ademais, houve a internalização dos conteúdos ministrados em sala de aula, favorecendo a aprendizagem dos estudantes. Foi evidenciada grande receptividade dos discentes, sendo considerada por eles, uma atividade libertadora que deveria ser aplicada mais vezes no ambiente acadêmico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "SAÚDE COLETIVA, EDUCAÇÃO, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_11_03_2014_17_55_25_idinscrito_1666_564b02f152baf200bdbc1fee37671860.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA CARDOZO GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA GURGEL"
    "autor_email" => "palomitagurgel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5477
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 1666
    "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA"
    "resumo" => "Historicamente, o processo de formação dos profissionais de saúde tem sido baseado no uso de metodologias tradicionais, sob forte influência do mecanicismo de inspiração cartesiana, fragmentado e reducionista. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem tem se restringido, muitas vezes, à reprodução do conhecimento, no qual o docente assume um papel de transmissor de conteúdos com aulas expositivas, ao passo que, ao discente, cabe a retenção e repetição dos mesmos em uma atitude passiva e receptiva, ou até mesmo reprodutora, tornando-se mero expectador, sem a necessária crítica e reflexão. Almejando romper com esta metodologia de ensino e proporcionar o empoderamento dos discentes do curso de Graduação em Enfermagem, criou-se o “Saúde Coletiva Game”, um jogo que proporciona interação, dinamicidade e criatividade na construção de novos saberes. Sendo assim, neste estudo, objetivou-se descrever a vivência na utilização de um jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem dos discentes de Enfermagem na Disciplina Saúde Coletiva I da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. O “Saúde Coletiva Game” foi construído baseado em um jogo de tabuleiro pré-existente. Em um primeiro momento, a turma foi dividida em três grupos, cada um com seu respectivo líder, em seguida as regras foram explicadas aos alunos. O jogo baseou-se em três categorias: Processo do Trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva; História das Políticas Públicas em Saúde; e Legislação em Saúde. O jogo possui dezoito cartas, e cada uma delas é constituída a partir das categorias supracitadas, além de dez dicas que indicam do que se trata a questão a ser respondida. No tabuleiro, o grupo da vez escolhe um número de um a dez. O líder do grupo que possui a carta deverá ler a dica escolhida; se o outro grupo souber a resposta, ganha a rodada e anda o número de dicas correspondente às dicas que sobraram no tabuleiro. Se não souber, tem o direito de escolher outra dica, e assim sucessivamente. O número de dicas que o grupo que responde consome é o número de casas que o grupo que faz a pergunta irá andar no tabuleiro. Quem chegar primeiro ao final das casas é o grupo ganhador. Esta atividade fomentou o desenvolvimento de habilidades sociais nos alunos, tais como relações interpessoais; trabalho em equipe; e tomada de decisão em grupo; ademais, houve a internalização dos conteúdos ministrados em sala de aula, favorecendo a aprendizagem dos estudantes. Foi evidenciada grande receptividade dos discentes, sendo considerada por eles, uma atividade libertadora que deveria ser aplicada mais vezes no ambiente acadêmico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "SAÚDE COLETIVA, EDUCAÇÃO, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_11_03_2014_17_55_25_idinscrito_1666_564b02f152baf200bdbc1fee37671860.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA CARDOZO GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA GURGEL"
    "autor_email" => "palomitagurgel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Historicamente, o processo de formação dos profissionais de saúde tem sido baseado no uso de metodologias tradicionais, sob forte influência do mecanicismo de inspiração cartesiana, fragmentado e reducionista. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem tem se restringido, muitas vezes, à reprodução do conhecimento, no qual o docente assume um papel de transmissor de conteúdos com aulas expositivas, ao passo que, ao discente, cabe a retenção e repetição dos mesmos em uma atitude passiva e receptiva, ou até mesmo reprodutora, tornando-se mero expectador, sem a necessária crítica e reflexão. Almejando romper com esta metodologia de ensino e proporcionar o empoderamento dos discentes do curso de Graduação em Enfermagem, criou-se o “Saúde Coletiva Game”, um jogo que proporciona interação, dinamicidade e criatividade na construção de novos saberes. Sendo assim, neste estudo, objetivou-se descrever a vivência na utilização de um jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem dos discentes de Enfermagem na Disciplina Saúde Coletiva I da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. O “Saúde Coletiva Game” foi construído baseado em um jogo de tabuleiro pré-existente. Em um primeiro momento, a turma foi dividida em três grupos, cada um com seu respectivo líder, em seguida as regras foram explicadas aos alunos. O jogo baseou-se em três categorias: Processo do Trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva; História das Políticas Públicas em Saúde; e Legislação em Saúde. O jogo possui dezoito cartas, e cada uma delas é constituída a partir das categorias supracitadas, além de dez dicas que indicam do que se trata a questão a ser respondida. No tabuleiro, o grupo da vez escolhe um número de um a dez. O líder do grupo que possui a carta deverá ler a dica escolhida; se o outro grupo souber a resposta, ganha a rodada e anda o número de dicas correspondente às dicas que sobraram no tabuleiro. Se não souber, tem o direito de escolher outra dica, e assim sucessivamente. O número de dicas que o grupo que responde consome é o número de casas que o grupo que faz a pergunta irá andar no tabuleiro. Quem chegar primeiro ao final das casas é o grupo ganhador. Esta atividade fomentou o desenvolvimento de habilidades sociais nos alunos, tais como relações interpessoais; trabalho em equipe; e tomada de decisão em grupo; ademais, houve a internalização dos conteúdos ministrados em sala de aula, favorecendo a aprendizagem dos estudantes. Foi evidenciada grande receptividade dos discentes, sendo considerada por eles, uma atividade libertadora que deveria ser aplicada mais vezes no ambiente acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.