A APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58032 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1449 "inscrito_id" => 1008 "titulo" => "A APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA FOCADA NA PRÁTICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS VIVENCIADA NO COMPONENTE DE APROFUNDAMENTO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NO SEMESTRE 2019.1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. A EMENTA DO REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR, CONTEMPLA CONCEPÇÕES DE LEITURA, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO LEITOR/A NO CONTEXTO DA ESCOLA, A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR E ALGUNS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA LITERATURA INFANTIL. NESSA DIREÇÃO, AS HISTÓRIAS CONTRIBUEM TANTO PARA FORMAR A SUBJETIVIDADE DO LEITOR MIRIM, COMO PARA FORTALECER OS VÍNCULOS SOCIAIS E AFETIVOS DAS CRIANÇAS. DESCARTANDO DE UMA VEZ POR TODAS O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRETEXTO PARA APRENDIZAGENS DE CONTEÚDOS. PORTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES UTILIZEM ESSE IMPORTANTE PRODUTO CULTURAL – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, QUANDO, QUEIRAMOS OU NÃO, AO EXPLORAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, INSTIGA-SE A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A ORALIDADE DELAS. PARA REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A AUTORES COMO: ABRAMOVICH (2004), RODRIGUES (2011) E MEDINA (2002), AO MESMO TEMPO EM QUE UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM SALA DE AULA NA QUAL APROVEITAMOS A SEMANA ALUSIVA ÀS COMEMORAÇÕES VOLTADAS PARA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE; DIA 05 DE JUNHO. DESSA FORMA EXPLORAMOS A MÚSICA “A CASA” DE VINÍCIUS DE MORAIS, RESSIGNIFICADA NO TEMA DA SEMANA EM QUESTÃO, COM O INTUITO DE TRAZER À TONA A FORMAÇÃO ÉTICA DE CIDADÃOS CONSCIENTES SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, A CASA, VINÍCIUS DE MORAIS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID1008_14082019012357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO" "autor_nome_curto" => "ESMÊNIA BARRETO" "autor_email" => "esmenia11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58032 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1449 "inscrito_id" => 1008 "titulo" => "A APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA FOCADA NA PRÁTICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS VIVENCIADA NO COMPONENTE DE APROFUNDAMENTO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NO SEMESTRE 2019.1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. A EMENTA DO REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR, CONTEMPLA CONCEPÇÕES DE LEITURA, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO LEITOR/A NO CONTEXTO DA ESCOLA, A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR E ALGUNS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA LITERATURA INFANTIL. NESSA DIREÇÃO, AS HISTÓRIAS CONTRIBUEM TANTO PARA FORMAR A SUBJETIVIDADE DO LEITOR MIRIM, COMO PARA FORTALECER OS VÍNCULOS SOCIAIS E AFETIVOS DAS CRIANÇAS. DESCARTANDO DE UMA VEZ POR TODAS O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRETEXTO PARA APRENDIZAGENS DE CONTEÚDOS. PORTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES UTILIZEM ESSE IMPORTANTE PRODUTO CULTURAL – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, QUANDO, QUEIRAMOS OU NÃO, AO EXPLORAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, INSTIGA-SE A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A ORALIDADE DELAS. PARA REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A AUTORES COMO: ABRAMOVICH (2004), RODRIGUES (2011) E MEDINA (2002), AO MESMO TEMPO EM QUE UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM SALA DE AULA NA QUAL APROVEITAMOS A SEMANA ALUSIVA ÀS COMEMORAÇÕES VOLTADAS PARA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE; DIA 05 DE JUNHO. DESSA FORMA EXPLORAMOS A MÚSICA “A CASA” DE VINÍCIUS DE MORAIS, RESSIGNIFICADA NO TEMA DA SEMANA EM QUESTÃO, COM O INTUITO DE TRAZER À TONA A FORMAÇÃO ÉTICA DE CIDADÃOS CONSCIENTES SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, A CASA, VINÍCIUS DE MORAIS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID1008_14082019012357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO" "autor_nome_curto" => "ESMÊNIA BARRETO" "autor_email" => "esmenia11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }