NESTA PESQUISA ABORDAMOS INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. CONSIDERAMOS A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O PROFESSOR, E A PRESENÇA DA ARGUMENTAÇÃO NA FALA DOS ALUNOS OBSERVADOS E AS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MEDIANTE A APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO. A REFERIDA PESQUISA SE CARACTERIZOU POR UM ESTUDO DE CASO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI REALIZADO NUMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS E CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO, PERCEBEMOS UMA VARIAÇÃO NAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS ACERCA DA ARGUMENTAÇÃO DURANTE AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA, APONTANDO PONTUAIS PREDOMINÂNCIA DE DETERMINADO TIPO DE ARGUMENTAÇÃO. OS RESULTADOS NOS REVELAM QUE A APLICAÇÃO DO JOGO FOI SATISFATÓRIA ENQUANTO UMA ALTERNATIVA FACILITADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. PERCEBEMOS TAMBÉM POR PARTE DOS ESTUDANTES UM MAIOR INTERESSE EM APRENDER OS ASSUNTOS POIS O JOGO OS ESTIMULOU E DEIXOU O AMBIENTE MAIS INTERATIVO. VERIFICAMOS QUE O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO ATRAVÉS DO USO DO JOGO DIDÁTICO ESTIMULA OS ALUNOS A DISTINGUIR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DE OPINIÃO PESSOAL, APROPRIAR-SE DE SABERES E HABILIDADES DO ÂMBITO CIENTÍFICO, RELACIONANDO-OS AOS SIGNIFICADOS NA SUA INTERPRETAÇÃO SOBRE O MUNDO, BEM COMO, ESTIMULAR O PENSAR SOBRE DADOS QUE FUNDAMENTAM A TOMADA DE POSIÇÃO FRENTE À UMA SITUAÇÃO APRESENTADA.