A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS CONCRETOS NO LIVRO DIDÁTICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58527 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1484 "inscrito_id" => 10502 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS CONCRETOS NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "A PESQUISA VISA MOSTRAR OS RESULTADOS DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS, COMO: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, QUE ESTÁ PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, PARA O 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. FOCOU-SE NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SEIS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNDL - PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO, E AVERIGUANDO COMO ESSES MATERIAIS CONCRETOS SÃO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSAS OPERAÇÕES, DESSE MODO, COMO SE PODE TRABALHAR UTILIZANDO ESSE RECURSOS DIDÁTICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. COM BASE, NOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS, O PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE DESENVOLVEU A PARTIR DE CONCEITOS ADOTADOS NOS MATERIAIS CONCRETOS, O ESTUDO A PARTIR DA DISPOSIÇÃO DESSE RECURSO PARA ALGUNS AUTORES DO LIVRO DIDÁTICO. BUSCOU-SE DESTACAR, PRINCIPALMENTE AS COMPREENSÕES QUE NORTEIAM ESSE TIPO DE ATIVIDADE NOS LIVROS AVALIADOS, E QUE O MESMO PODEM OFERECER CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO DA MATEMÁTICA, VENDO QUE ESSE ESTUDO IRA POSSIBILITAR UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CONTEÚDO DOS LIVROS RELACIONANDO COM O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. TORNA-SE IMPORTANTE DESTACAR QUE A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DESSES ALUNOS, E COM OS AVANÇOS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS FICA CADA VEZ MAIS IMPRESCINDÍVEL AVALIAR ESSES MATERIAIS, PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA AINDA É UMA FERRAMENTA QUE FOCALIZA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE APOIA O DOCENTE NA ORIENTAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ANOS INICIAIS, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID10502_14082019102843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "ana-lacosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58527 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1484 "inscrito_id" => 10502 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS CONCRETOS NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "A PESQUISA VISA MOSTRAR OS RESULTADOS DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS, COMO: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, QUE ESTÁ PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, PARA O 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. FOCOU-SE NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SEIS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNDL - PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO, E AVERIGUANDO COMO ESSES MATERIAIS CONCRETOS SÃO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSAS OPERAÇÕES, DESSE MODO, COMO SE PODE TRABALHAR UTILIZANDO ESSE RECURSOS DIDÁTICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. COM BASE, NOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS, O PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE DESENVOLVEU A PARTIR DE CONCEITOS ADOTADOS NOS MATERIAIS CONCRETOS, O ESTUDO A PARTIR DA DISPOSIÇÃO DESSE RECURSO PARA ALGUNS AUTORES DO LIVRO DIDÁTICO. BUSCOU-SE DESTACAR, PRINCIPALMENTE AS COMPREENSÕES QUE NORTEIAM ESSE TIPO DE ATIVIDADE NOS LIVROS AVALIADOS, E QUE O MESMO PODEM OFERECER CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO DA MATEMÁTICA, VENDO QUE ESSE ESTUDO IRA POSSIBILITAR UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CONTEÚDO DOS LIVROS RELACIONANDO COM O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. TORNA-SE IMPORTANTE DESTACAR QUE A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DESSES ALUNOS, E COM OS AVANÇOS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS FICA CADA VEZ MAIS IMPRESCINDÍVEL AVALIAR ESSES MATERIAIS, PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA AINDA É UMA FERRAMENTA QUE FOCALIZA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE APOIA O DOCENTE NA ORIENTAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ANOS INICIAIS, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID10502_14082019102843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "ana-lacosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }