A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GENÉTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58862 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 7973 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GENÉTICA" "resumo" => "SÃO DIVERSAS AS METODOLOGIAS CAPAZES DE DINAMIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA FAZENDO COM QUE O MESMO SE TORNE MAIS INTUITIVO, ABRANGENTE E EFICAZ. ATUALMENTE HÁ UM GRANDE DÉFICIT NESSE ENSINO, UMA VEZ QUE TEMAS MAIS ABSTRATOS COMO A GENÉTICA PODEM SE TORNAR DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS, UMA VEZ QUE TAL TEMÁTICA, NÃO É MUITO VISTA NA REALIDADE DO MESMO. A PARTIR DISSO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PODE DESMISTIFICAR ESSES TEMAS ABSTRATOS E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS MESMOS. ENTRE ESSES NOVOS MÉTODOS, HÁ O USO DE JOGOS EM SALA DE AULA, QUE TÊM POR FINALIDADE TRABALHAR CONTEÚDOS MAIS DENSOS DE MANEIRA SIMPLES, DESCONTRAÍDA E LÚDICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, E PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, ESPECIFICAMENTE A TEMÁTICA TRANSGENIA. PARA ISSO, FOI UTILIZADA UMA ESTRUTURA QUE SIMULAVA A DUPLA HÉLICE DO DNA ONDE OS ALUNOS PODERIAM FAZER A DISPOSIÇÃO DAS BASES NITROGENADAS DE ACORDO COM UMA CARACTERÍSTICA DE INTERESSE. TRATANDO-SE DE UM JOGO DE PERCURSO, FORAM ESTIPULADAS ALGUMAS REGRAS AS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM SEGUIR, ESSAS REGRAS SE BASEAVAM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM PRODUTO TRANSGÊNICO QUE IA DESDE A EXTRAÇÃO DE UMA CARACTERÍSTICA DE INTERESSE DE UM ORGANISMO ATÉ A INSERÇÃO DESSA CARACTERÍSTICA EM OUTRO. DESSA FORMA OS ALUNOS PUDERAM VISUALIZAR NA PRÁTICA TANTO O PROCESSO DE CRIAÇÃO, QUANTO O FUNCIONAMENTO DE UM TRANSGÊNICO, BEM COMO COLOCAR EM PRÁTICA ESSES CONHECIMENTOS DURANTE A EXECUÇÃO DO JOGO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, TRANSGÊNICOS, LUDICIDADE, GENÉTICA, GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7973_26092019235727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN KELWYNY THAYWÃ MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUAN KELWYNY" "autor_email" => "luankelwyny@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58862 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 7973 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GENÉTICA" "resumo" => "SÃO DIVERSAS AS METODOLOGIAS CAPAZES DE DINAMIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA FAZENDO COM QUE O MESMO SE TORNE MAIS INTUITIVO, ABRANGENTE E EFICAZ. ATUALMENTE HÁ UM GRANDE DÉFICIT NESSE ENSINO, UMA VEZ QUE TEMAS MAIS ABSTRATOS COMO A GENÉTICA PODEM SE TORNAR DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS, UMA VEZ QUE TAL TEMÁTICA, NÃO É MUITO VISTA NA REALIDADE DO MESMO. A PARTIR DISSO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PODE DESMISTIFICAR ESSES TEMAS ABSTRATOS E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS MESMOS. ENTRE ESSES NOVOS MÉTODOS, HÁ O USO DE JOGOS EM SALA DE AULA, QUE TÊM POR FINALIDADE TRABALHAR CONTEÚDOS MAIS DENSOS DE MANEIRA SIMPLES, DESCONTRAÍDA E LÚDICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, E PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, ESPECIFICAMENTE A TEMÁTICA TRANSGENIA. PARA ISSO, FOI UTILIZADA UMA ESTRUTURA QUE SIMULAVA A DUPLA HÉLICE DO DNA ONDE OS ALUNOS PODERIAM FAZER A DISPOSIÇÃO DAS BASES NITROGENADAS DE ACORDO COM UMA CARACTERÍSTICA DE INTERESSE. TRATANDO-SE DE UM JOGO DE PERCURSO, FORAM ESTIPULADAS ALGUMAS REGRAS AS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM SEGUIR, ESSAS REGRAS SE BASEAVAM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM PRODUTO TRANSGÊNICO QUE IA DESDE A EXTRAÇÃO DE UMA CARACTERÍSTICA DE INTERESSE DE UM ORGANISMO ATÉ A INSERÇÃO DESSA CARACTERÍSTICA EM OUTRO. DESSA FORMA OS ALUNOS PUDERAM VISUALIZAR NA PRÁTICA TANTO O PROCESSO DE CRIAÇÃO, QUANTO O FUNCIONAMENTO DE UM TRANSGÊNICO, BEM COMO COLOCAR EM PRÁTICA ESSES CONHECIMENTOS DURANTE A EXECUÇÃO DO JOGO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, TRANSGÊNICOS, LUDICIDADE, GENÉTICA, GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7973_26092019235727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN KELWYNY THAYWÃ MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUAN KELWYNY" "autor_email" => "luankelwyny@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }