ESTE ARTIGO APONTA OS MEIOS PELOS QUAIS A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS SOCIALMENTE CRÍTICOS, INFLUENCIANDO-OS A OBSERVAR A SOCIEDADE DE TAL MODO QUE OS LEVEM À REFLEXÃO, E CONSEQUENTEMENTE, À AMPLIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE SUA COMPREENSÃO E VISÃO DE MUNDO. POR SER COMPONENTE DO SABER, O ATO DE LER E INTERPRETAR PROMOVE NO ESTUDANTE A PERCEPÇÃO DIANTE DE SI E DO OUTRO, DE MODO A FAZER, ASSIM, SURGIR NOS SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM POSICIONAMENTOS E INDAGAÇÕES A RESPEITO DO MEIO SOCIOCULTURAL QUE OS RODEIA. DEMONSTRAMOS, NESSE SENTIDO, A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NOS PROCESSOS DE LEITURA E DE DESENVOLVIMENTO DO PRAZER PELA ESCRITA, ALÉM DE ALGUMAS DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS AO DESENVOLVER TAIS PRÁTICAS, EM PLENO SÉCULO XXI, COMO TAMBÉM DESTACAMOS AS CARACTERÍSTICAS DISCURSIVAS QUE ENVOLVEM A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA. DESSA FORMA, NOTAMOS QUE A LEITURA CRÍTICA É UM EXERCÍCIO QUE DESENVOLVE A AUTONOMIA NOS EDUCANDOS, ENQUANTO FORMADORES DE SEUS PRÓPRIOS CONCEITOS, POIS SÃO SERES SOCIAIS CAPAZES DE TRANSFORMAR A SI E AO MEIO EM QUE VIVEM.