LIVROS-JOGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61005 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 2721 "titulo" => "LIVROS-JOGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA." "resumo" => "Atividades lÚdicas apresentam o potencial de incentivar processos de aprendizagens de forma prazerosa. Livros-jogos, da modalidade RPG aventura solo, representam uma alternativa interessante de leitura e, se projetados para fins educacionais, podem motivar a construÇÃo de novos conhecimentos. Um levantamento bibliogrÁfico relativo a livros-jogos para o Ensino de CiÊncias e Biologia, nos nÍveis Fundamental, MÉdio e Superior, foi realizado, no perÍodo de 2012 À 2018, visando analisar materiais desenvolvidos para diferentes nÍveis de ensino, quais os conteÚdos abordados, que estratÉgias foram utilizadas na avaliaÇÃo dos referidos materiais didÁticos, bem como se a utilizaÇÃo das referidas ferramentas pode estimular interaÇÕes entre os alunos, e se despertam motivaÇÃo durante as leituras. Nos resultados foram encontrados dez trabalhos relacionados ao uso de RPG Aventura solo para o ensino de Biologia e CiÊncias e se verificou que para os livros-jogos que foram avaliados, o enfoque foi qualitativo, atravÉs de instrumentos como questionÁrios, entrevistas e observaÇÕes, para investigar se as leituras apresentavam o potencial de desencadear aprendizagens. Quando realizadas em equipes, as leituras estimularam interaÇÕes entre os alunos e, de um modo geral, os materiais motivaram os estudantes a participar das atividades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, RPG, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID2721_25032019153145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZETE ARAUJO OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "SUZETE GOMES" "autor_email" => "suzetearaujo@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61005 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 2721 "titulo" => "LIVROS-JOGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA." "resumo" => "Atividades lÚdicas apresentam o potencial de incentivar processos de aprendizagens de forma prazerosa. Livros-jogos, da modalidade RPG aventura solo, representam uma alternativa interessante de leitura e, se projetados para fins educacionais, podem motivar a construÇÃo de novos conhecimentos. Um levantamento bibliogrÁfico relativo a livros-jogos para o Ensino de CiÊncias e Biologia, nos nÍveis Fundamental, MÉdio e Superior, foi realizado, no perÍodo de 2012 À 2018, visando analisar materiais desenvolvidos para diferentes nÍveis de ensino, quais os conteÚdos abordados, que estratÉgias foram utilizadas na avaliaÇÃo dos referidos materiais didÁticos, bem como se a utilizaÇÃo das referidas ferramentas pode estimular interaÇÕes entre os alunos, e se despertam motivaÇÃo durante as leituras. Nos resultados foram encontrados dez trabalhos relacionados ao uso de RPG Aventura solo para o ensino de Biologia e CiÊncias e se verificou que para os livros-jogos que foram avaliados, o enfoque foi qualitativo, atravÉs de instrumentos como questionÁrios, entrevistas e observaÇÕes, para investigar se as leituras apresentavam o potencial de desencadear aprendizagens. Quando realizadas em equipes, as leituras estimularam interaÇÕes entre os alunos e, de um modo geral, os materiais motivaram os estudantes a participar das atividades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, RPG, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID2721_25032019153145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZETE ARAUJO OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "SUZETE GOMES" "autor_email" => "suzetearaujo@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }