RODAS DE CONVERSA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DIALÓGICO DIANTE DE CONFLITOS ESCOLARES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62550 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4079 "inscrito_id" => 8334 "titulo" => "RODAS DE CONVERSA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DIALÓGICO DIANTE DE CONFLITOS ESCOLARES" "resumo" => "AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TÊM A FUNÇÃO DE DESENVOLVER AÇÕES NO SENTIDO DE PROPORCIONAR FORMAÇÃO ÀS NOVAS GERAÇÕES, PERMITINDO O ACESSO À CULTURA E O FORTALECIMENTO DE CONCEPÇÕES CRÍTICAS QUANTO AO PAPEL DOS CIDADÃOS. EMBORA SE ELABORE CRÍTICAS QUANTO À ATUAÇÃO DA ESCOLA DENTRO DE NOSSA ATUALIDADE É POSSÍVEL OBSERVAR QUE ESTE AMBIENTE TRABALHA NA TENTATIVA DE SOLUCIONAR PROBLEMÁTICAS SOCIAIS POR MEIO DO CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO COM DISCUSSÕES E/OU REFLEXÕES. NESTA PERSPECTIVA, O PSICÓLOGO EDUCACIONAL É UM PROFISSIONAL QUE REALIZA OBSERVAÇÕES DO CONTEXTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO E ELABORA INTERVENÇÕES QUE DESMISTIFICA A IDEALIZAÇÃO UNICAMENTE DA SUA FUNÇÃO CLÍNICA. O ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE I OCORREU JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SECTI) DE QUIXERAMOBIM, TENDO NUM PRIMEIRO MOMENTO A OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PSICÓLOGA DESTA INSTITUIÇÃO, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS SOBRE ADAPTAÇÃO ESCOLAR DENTRO DAS CRECHES, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES JUNTOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL, NUM SEGUNDO MOMENTO AS ATIVIDADES RESTRINGIRAM-SE À ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA QUE ATENDE UM PÚBLICO DE 6° A 9° ANO E A MODALIDADE EJA ATRAVÉS DE ATENDIMENTOS DE ESCUTAS INDIVIDUAIS (OFERTADOS A ALUNOS E PROFESSORES), TRÊS RODAS DE CONVERSAS QUE SE CENTRARAM NO SIGNIFICADO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS ALUNOS, A CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA ATRAVÉS DO DIÁLOGO E A AUTOMUTILAÇÃO. RESSALTA-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU COM UMA VISÃO AMPLA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS DEMANDAS E CONSEQUENTEMENTE, O PLANEJAMENTO E A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES, DESCONSTRUINDO A POSTURA CLÍNICA INTERNALIZADA PELA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, PSICÓLOGO EDUCACIONAL, RODA DE CONVERSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID8334_26092019001420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FERNANDES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FELIPE FERNANDES DE ALMEIDA" "autor_email" => "phelipe28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62550 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4079 "inscrito_id" => 8334 "titulo" => "RODAS DE CONVERSA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DIALÓGICO DIANTE DE CONFLITOS ESCOLARES" "resumo" => "AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TÊM A FUNÇÃO DE DESENVOLVER AÇÕES NO SENTIDO DE PROPORCIONAR FORMAÇÃO ÀS NOVAS GERAÇÕES, PERMITINDO O ACESSO À CULTURA E O FORTALECIMENTO DE CONCEPÇÕES CRÍTICAS QUANTO AO PAPEL DOS CIDADÃOS. EMBORA SE ELABORE CRÍTICAS QUANTO À ATUAÇÃO DA ESCOLA DENTRO DE NOSSA ATUALIDADE É POSSÍVEL OBSERVAR QUE ESTE AMBIENTE TRABALHA NA TENTATIVA DE SOLUCIONAR PROBLEMÁTICAS SOCIAIS POR MEIO DO CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO COM DISCUSSÕES E/OU REFLEXÕES. NESTA PERSPECTIVA, O PSICÓLOGO EDUCACIONAL É UM PROFISSIONAL QUE REALIZA OBSERVAÇÕES DO CONTEXTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO E ELABORA INTERVENÇÕES QUE DESMISTIFICA A IDEALIZAÇÃO UNICAMENTE DA SUA FUNÇÃO CLÍNICA. O ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE I OCORREU JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SECTI) DE QUIXERAMOBIM, TENDO NUM PRIMEIRO MOMENTO A OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PSICÓLOGA DESTA INSTITUIÇÃO, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS SOBRE ADAPTAÇÃO ESCOLAR DENTRO DAS CRECHES, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES JUNTOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL, NUM SEGUNDO MOMENTO AS ATIVIDADES RESTRINGIRAM-SE À ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA QUE ATENDE UM PÚBLICO DE 6° A 9° ANO E A MODALIDADE EJA ATRAVÉS DE ATENDIMENTOS DE ESCUTAS INDIVIDUAIS (OFERTADOS A ALUNOS E PROFESSORES), TRÊS RODAS DE CONVERSAS QUE SE CENTRARAM NO SIGNIFICADO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS ALUNOS, A CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA ATRAVÉS DO DIÁLOGO E A AUTOMUTILAÇÃO. RESSALTA-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU COM UMA VISÃO AMPLA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS DEMANDAS E CONSEQUENTEMENTE, O PLANEJAMENTO E A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES, DESCONSTRUINDO A POSTURA CLÍNICA INTERNALIZADA PELA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, PSICÓLOGO EDUCACIONAL, RODA DE CONVERSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID8334_26092019001420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FERNANDES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FELIPE FERNANDES DE ALMEIDA" "autor_email" => "phelipe28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }