O OBJETIVO DESTA PESQUISA ? INVESTIGAR COMO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PODE
CONTRIBUIR PARA INSERÇÃO DE CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA ANALITICA NA ESCOLA BASICA. COMO
SUJEITOS, FOI UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA, NA
CIDADE DE ZABEL?-PB, TENDO COMO AMBIENTE DE INTERVENÇÃO A PRÓPRIA SALA DE AULA. TAL
PESQUISA SE DESENVOLVEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA
PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUE ? ESTIMULADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL
SUPERIOR (CAPES), NA ESCOLA PROFESSORA MARIA CELESTE DO NASCIMENTO. NOSSO TRABALHO PARTE
DA CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO, DE ACORDO COM
VAN DE WALLE (2009) ESSA DIMENSÃO COMPREENDE QUE TODA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PASSA
PELO PROCESSO DE RESOLVER PROBLEMAS. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NÓS PLANEJAMOS E
REALIZAMOS TRÊS ENCONTROS, ONDE FOI APLICADO DUAS SITUAÇÕES PROBLEMA, A PRIMEIRA COM O INTUITO
DE INTRODUZIR O CONTEÚDO E A SEGUNDA COMO VERIFICAÇÃO DO PROCESSO. NESTE TRABALHO
APRESENTAREMOS APENAS OS RESULTADOS DA PRIMEIRA PARTE. O CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA APLICAÇÃO
DAS SITUAÇÕES PROBLEMA FOI INTERSEC??O ENTRE DUAS RETAS. AO TÉRMINO DOS ENCONTROS OBSERVAMOS
QUE OS ALUNOS APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DA SITUAÇÕES PROBLEMA
DEVIDO SUA POUCA FAMILIARIDADE COM A METODOLOGIA UTILIZADA.