OS JOGOS DE CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69230 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "OS JOGOS DE CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O AVAN?O TECNOL?GICO TEM TRAZIDO MUDAN?AS EM DIVERSOS ?MBITOS SOCIAIS, INCLUSIVE NA EDUCA??O. A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TIC) NO ENSINO, IMPLICA EM UMA NOVA MANEIRA DE CONCEBER O CONHECIMENTO ATRAV?S DE RECURSOS FORTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. AUTORES COMO CUNHA (2009), KENSKI (2012), LIB?NEO (2013), MORAN (2012), PRENSKY (2012), SILVA (2018), TAJRA (2001) E VALENTE (2005) DEFENDEM QUE A EDUCA??O DEVE ACOMPANHAR AS EVOLU??ES MUNDIAIS E DESENVOLVER NOVAS T?TICAS DE APRENDIZAGEM RESPEITANDO AS CARACTER?STICAS DE CADA GERA??O. O CELULAR ? UMA TIC COMUM A TODOS, E A ATUAL GERA??O DE ALUNOS, POR TER ACESSO A ESSA FERRAMENTA DESDE OS ANOS INICIAIS, POSSUI UM GRANDE DOM?NIO DAS FUN??ES DO MESMO. SENDO ASSIM, TORNA-SE VI?VEL UTILIZ?-LO COMO RECURSO DID?TICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE F?SICA, SEJA PARA INTRODUZIR, MEDIAR OU CONCLUIR UMA DETERMINADA TEM?TICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE ESTUDO TRAZ O RELATO DE UMA EXPERI?NCIA DA APLICA??O DE UMA PROPOSTA DID?TICA, DESENVOLVIDA COM O INTUITO DE UTILIZAR O CELULAR NAS AULAS DE F?SICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR EM UMA TURMA DE 2? ANO DO ENSINO M?DIO REGULAR, PERTENCENTE ? UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NO MUNIC?PIO DE ALAGO NOVA ? PB. UM APLICATIVO E UM JOGO FORAM UTILIZADOS PARA INTRODUZIR OS CONTE?DOS REFERENTES AO ESTUDO DE ONDULAT?RIA. AO FINAL DA APLICA??O DA PROPOSTA, OBSERVOU-SE QUE A MESMA DESPERTOU GRANDE INTERESSE DOS ESTUDANTES, POIS RELACIONARAM A FERRAMENTA TECNOL?GICA COM O CONTE?DO F?SICO ESTUDADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGOS DE CELULAR, ENSINO DE FÍSICA, ONDULATÓRIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1109_27062020190827.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO" "autor_nome_curto" => "RUTH MELO" "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69230 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "OS JOGOS DE CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O AVAN?O TECNOL?GICO TEM TRAZIDO MUDAN?AS EM DIVERSOS ?MBITOS SOCIAIS, INCLUSIVE NA EDUCA??O. A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TIC) NO ENSINO, IMPLICA EM UMA NOVA MANEIRA DE CONCEBER O CONHECIMENTO ATRAV?S DE RECURSOS FORTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. AUTORES COMO CUNHA (2009), KENSKI (2012), LIB?NEO (2013), MORAN (2012), PRENSKY (2012), SILVA (2018), TAJRA (2001) E VALENTE (2005) DEFENDEM QUE A EDUCA??O DEVE ACOMPANHAR AS EVOLU??ES MUNDIAIS E DESENVOLVER NOVAS T?TICAS DE APRENDIZAGEM RESPEITANDO AS CARACTER?STICAS DE CADA GERA??O. O CELULAR ? UMA TIC COMUM A TODOS, E A ATUAL GERA??O DE ALUNOS, POR TER ACESSO A ESSA FERRAMENTA DESDE OS ANOS INICIAIS, POSSUI UM GRANDE DOM?NIO DAS FUN??ES DO MESMO. SENDO ASSIM, TORNA-SE VI?VEL UTILIZ?-LO COMO RECURSO DID?TICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE F?SICA, SEJA PARA INTRODUZIR, MEDIAR OU CONCLUIR UMA DETERMINADA TEM?TICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE ESTUDO TRAZ O RELATO DE UMA EXPERI?NCIA DA APLICA??O DE UMA PROPOSTA DID?TICA, DESENVOLVIDA COM O INTUITO DE UTILIZAR O CELULAR NAS AULAS DE F?SICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR EM UMA TURMA DE 2? ANO DO ENSINO M?DIO REGULAR, PERTENCENTE ? UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NO MUNIC?PIO DE ALAGO NOVA ? PB. UM APLICATIVO E UM JOGO FORAM UTILIZADOS PARA INTRODUZIR OS CONTE?DOS REFERENTES AO ESTUDO DE ONDULAT?RIA. AO FINAL DA APLICA??O DA PROPOSTA, OBSERVOU-SE QUE A MESMA DESPERTOU GRANDE INTERESSE DOS ESTUDANTES, POIS RELACIONARAM A FERRAMENTA TECNOL?GICA COM O CONTE?DO F?SICO ESTUDADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGOS DE CELULAR, ENSINO DE FÍSICA, ONDULATÓRIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1109_27062020190827.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO" "autor_nome_curto" => "RUTH MELO" "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }