PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69274 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 6082 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "EM TEMPOS DE PANDEMIA UM NOVO CONTEXTO EST? POSTO DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR, OS ALUNOS E PROFESSORES CADA VEZ MAIS DISTANTES FISICAMENTE E CONECTADOS POR MEIO DE UM ?NICO RECURSO POSS?VEL, A TECNOLOGIA. SENDO ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO, DIANTE DO CEN?RIO ATUAL, DISCUTIR A RELA??O DE INTERA??O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO FRENTE ? PANDEMIA E O IMPACTO QUE TEM CAUSADO NAS RELA??ES SOCIOAFETIVAS E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN?A DE UMA FORMA GLOBAL. PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEP??O DOS PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS, FRENTE AO CONTEXTO ISOLAMENTO SOCIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, SENDO ANALISADOS DADOS DA LITERATURA REFERENTE A PROBLEM?TICA E APLICADO UM QUESTION?RIO COM PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE A PESQUISA FOI OBSERVADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES (81,6%) PERMANECEM MINISTRANDO AULAS DE MANEIRA REMOTA OU ENVIANDO MATERIAL PARA SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE QUE A MAIOR PARTE DOS ALUNOS N?O T?M ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS OU N?O T?M O APOIO DOS PAIS DURANTE ESSE PROCESSO. TAIS CONDI??ES EVIDENCIOU A NECESSIDADE SOBRE O DEBATE QUANTO A UTILIZA??O DESSAS FERRAMENTAS, DA ASSIST?NCIA DADA AO ALUNO. ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO REPENSAR E DISCUTIR, BASEADO NESSA PERSPECTIVA, A INFLU?NCIA DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FOMENTAR NOVOS PAR?METROS QUE VIABILIZEM O ACESSO A ESSES RECURSOS E OS ADAPTEM A REALIDADE DA CRIAN?A." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6082_31082020191821.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA THAYNÁ DA SILVA DINIZ " "autor_nome_curto" => "LARA THAYNÁ " "autor_email" => "larinha.thayna@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69274 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 6082 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "EM TEMPOS DE PANDEMIA UM NOVO CONTEXTO EST? POSTO DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR, OS ALUNOS E PROFESSORES CADA VEZ MAIS DISTANTES FISICAMENTE E CONECTADOS POR MEIO DE UM ?NICO RECURSO POSS?VEL, A TECNOLOGIA. SENDO ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO, DIANTE DO CEN?RIO ATUAL, DISCUTIR A RELA??O DE INTERA??O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO FRENTE ? PANDEMIA E O IMPACTO QUE TEM CAUSADO NAS RELA??ES SOCIOAFETIVAS E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN?A DE UMA FORMA GLOBAL. PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEP??O DOS PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS, FRENTE AO CONTEXTO ISOLAMENTO SOCIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, SENDO ANALISADOS DADOS DA LITERATURA REFERENTE A PROBLEM?TICA E APLICADO UM QUESTION?RIO COM PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE A PESQUISA FOI OBSERVADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES (81,6%) PERMANECEM MINISTRANDO AULAS DE MANEIRA REMOTA OU ENVIANDO MATERIAL PARA SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE QUE A MAIOR PARTE DOS ALUNOS N?O T?M ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS OU N?O T?M O APOIO DOS PAIS DURANTE ESSE PROCESSO. TAIS CONDI??ES EVIDENCIOU A NECESSIDADE SOBRE O DEBATE QUANTO A UTILIZA??O DESSAS FERRAMENTAS, DA ASSIST?NCIA DADA AO ALUNO. ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO REPENSAR E DISCUTIR, BASEADO NESSA PERSPECTIVA, A INFLU?NCIA DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FOMENTAR NOVOS PAR?METROS QUE VIABILIZEM O ACESSO A ESSES RECURSOS E OS ADAPTEM A REALIDADE DA CRIAN?A." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6082_31082020191821.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA THAYNÁ DA SILVA DINIZ " "autor_nome_curto" => "LARA THAYNÁ " "autor_email" => "larinha.thayna@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }