CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC)
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75485 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC)" "resumo" => "CRIANÇAS COM TDC APRESENTAM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CLASSES DE HABILIDADES, ALÉM DE DIFERENTES COMORBIDADES ASSOCIADAS, CARACTERIZANDO-AS COMO UM GRUPO HETEROGÊNEO. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE APRESENTA COMO UM AGENTE ESSENCIAL PARA IDENTIFICAR E AUXILIAR ESSAS CRIANÇAS, DENTRO E FORA DAS AULAS. CONTUDO, AINDA NÃO SE SABE O QUE E QUANTO OS PROFESSORES CONHECEM SOBRE O TRANSTORNO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ESTUDO, APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA LOCAL, FOI INVESTIGAR QUAL O CONHECIMENTO QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM SOBRE O TDC. PARTICIPARAM 131 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (39,69% HOMENS; 60,31% MULHERES), COM MÉDIA DE IDADE DE 37,5 ±7,0 ANOS. TODOS OS PARTICIPANTES ATUAVAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, EM MÉDIA, A 10,0 ±5,7 ANOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO CONSISTIU DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS®. ESTE QUESTIONÁRIO FOI COMPOSTO POR 23 QUESTÕES REFERENTES A: 1) DADOS SÓCIO DEMOGRÁFICOS; 2) FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR; 3) CONHECIMENTOS SOBRE DIFICULDADES MOTORAS; E 4) CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO TDC. AS QUESTÕES FECHADAS DO ESTUDO FORAM ANALISADAS DESCRITIVAMENTE POR MEIO DE PORCENTAGEM. UTILIZANDO-SE DO SOFTWARE NVVIVO® AS RESPOSTAS ABERTAS FORAM CATEGORIZADAS A POSTERIORI, A PARTIR DO CONSENSO DE QUATRO PESQUISADORES. METADE DOS PROFESSORES RELATARAM QUE ACREDITAM LECIONAR PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS (50,4%), DECLARANDO UMA INCIDÊNCIA DE 5%. ELES ACREDITAM QUE ESSAS DIFICULDADES ESTÃO CENTRADAS NA COMBINAÇÃO DE HABILIDADES (40,0%), COORDENAÇÃO (16,5%), ASPECTOS MOTORES (13,1%) E OUTROS FATORES (30,4%), SENDO CAUSADOS PRINCIPALMENTE POR FATORES AMBIENTAIS (59,6%) E INDIVIDUAIS (32,5%). SOBRE O CONHECIMENTO DO TDC, 58,1% DOS PROFESSORES RELATARAM JÁ TER OUVIDO FALAR SOBRE O ASSUNTO, MAS APRESENTARAM POUCA PROFUNDIDADE NESTES CONHECIMENTOS, UTILIZANDO PALAVRAS DO PRÓPRIO QUESTIONÁRIO PARA ELABORAR AS RESPOSTAS. 64,4% INDICOU TER OUVIDO FALAR DO TDC NA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA E A MAIOR PARTE RELATOU NÃO TER BUSCADO MAIS CONHECIMENTO SOBRE O TEMA (33,3%). EM SÍNTESE, APENAS 11,7% APRESENTARAM UMA CONCEITUAÇÃO ELABORADA, DEMONSTRANDO CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS SOBRE O TDC. QUESTIONADOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE O TDC PARA A ATUAÇÃO DOCENTE, 96,9% RELATOU SER IMPORTANTE, COM 59,0% JUSTIFICANDO QUE ESTE CONHECIMENTO PODERIA AUXILIAR A ORIENTAR A APRENDIZAGEM. PORÉM, ELES SE SENTEM MUITO POUCO PREPARADOS PARA IDENTIFICAR (45,8%) E POUCO PREPARADOS PARA LIDAR PEDAGOGICAMENTE COM CRIANÇAS COM TDC (35,8%). SOBRE O ATENDIMENTO A ESSAS CRIANÇAS, 37,8% ACREDITA QUE ELA DEVE ACONTECER NA PRÓPRIA AULA, COM A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E APOIO DOS DEMAIS COLEGAS DE SALA, OU COM ATIVIDADES DE APOIO NO CONTRA TURNO COM UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADO (25,9%) O QUE INDICA QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM PRESTAR A DEVIDA ASSISTÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS NUM CONTEXTO INCLUSIVO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO MOTOR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID178_22042021230533.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALBERTO LUIZ DE SANTO" "autor_nome_curto" => "DALBERTO" "autor_email" => "dalberto@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75485 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC)" "resumo" => "CRIANÇAS COM TDC APRESENTAM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CLASSES DE HABILIDADES, ALÉM DE DIFERENTES COMORBIDADES ASSOCIADAS, CARACTERIZANDO-AS COMO UM GRUPO HETEROGÊNEO. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE APRESENTA COMO UM AGENTE ESSENCIAL PARA IDENTIFICAR E AUXILIAR ESSAS CRIANÇAS, DENTRO E FORA DAS AULAS. CONTUDO, AINDA NÃO SE SABE O QUE E QUANTO OS PROFESSORES CONHECEM SOBRE O TRANSTORNO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ESTUDO, APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA LOCAL, FOI INVESTIGAR QUAL O CONHECIMENTO QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM SOBRE O TDC. PARTICIPARAM 131 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (39,69% HOMENS; 60,31% MULHERES), COM MÉDIA DE IDADE DE 37,5 ±7,0 ANOS. TODOS OS PARTICIPANTES ATUAVAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, EM MÉDIA, A 10,0 ±5,7 ANOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO CONSISTIU DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS®. ESTE QUESTIONÁRIO FOI COMPOSTO POR 23 QUESTÕES REFERENTES A: 1) DADOS SÓCIO DEMOGRÁFICOS; 2) FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR; 3) CONHECIMENTOS SOBRE DIFICULDADES MOTORAS; E 4) CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO TDC. AS QUESTÕES FECHADAS DO ESTUDO FORAM ANALISADAS DESCRITIVAMENTE POR MEIO DE PORCENTAGEM. UTILIZANDO-SE DO SOFTWARE NVVIVO® AS RESPOSTAS ABERTAS FORAM CATEGORIZADAS A POSTERIORI, A PARTIR DO CONSENSO DE QUATRO PESQUISADORES. METADE DOS PROFESSORES RELATARAM QUE ACREDITAM LECIONAR PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS (50,4%), DECLARANDO UMA INCIDÊNCIA DE 5%. ELES ACREDITAM QUE ESSAS DIFICULDADES ESTÃO CENTRADAS NA COMBINAÇÃO DE HABILIDADES (40,0%), COORDENAÇÃO (16,5%), ASPECTOS MOTORES (13,1%) E OUTROS FATORES (30,4%), SENDO CAUSADOS PRINCIPALMENTE POR FATORES AMBIENTAIS (59,6%) E INDIVIDUAIS (32,5%). SOBRE O CONHECIMENTO DO TDC, 58,1% DOS PROFESSORES RELATARAM JÁ TER OUVIDO FALAR SOBRE O ASSUNTO, MAS APRESENTARAM POUCA PROFUNDIDADE NESTES CONHECIMENTOS, UTILIZANDO PALAVRAS DO PRÓPRIO QUESTIONÁRIO PARA ELABORAR AS RESPOSTAS. 64,4% INDICOU TER OUVIDO FALAR DO TDC NA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA E A MAIOR PARTE RELATOU NÃO TER BUSCADO MAIS CONHECIMENTO SOBRE O TEMA (33,3%). EM SÍNTESE, APENAS 11,7% APRESENTARAM UMA CONCEITUAÇÃO ELABORADA, DEMONSTRANDO CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS SOBRE O TDC. QUESTIONADOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE O TDC PARA A ATUAÇÃO DOCENTE, 96,9% RELATOU SER IMPORTANTE, COM 59,0% JUSTIFICANDO QUE ESTE CONHECIMENTO PODERIA AUXILIAR A ORIENTAR A APRENDIZAGEM. PORÉM, ELES SE SENTEM MUITO POUCO PREPARADOS PARA IDENTIFICAR (45,8%) E POUCO PREPARADOS PARA LIDAR PEDAGOGICAMENTE COM CRIANÇAS COM TDC (35,8%). SOBRE O ATENDIMENTO A ESSAS CRIANÇAS, 37,8% ACREDITA QUE ELA DEVE ACONTECER NA PRÓPRIA AULA, COM A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E APOIO DOS DEMAIS COLEGAS DE SALA, OU COM ATIVIDADES DE APOIO NO CONTRA TURNO COM UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADO (25,9%) O QUE INDICA QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM PRESTAR A DEVIDA ASSISTÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS NUM CONTEXTO INCLUSIVO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO MOTOR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID178_22042021230533.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALBERTO LUIZ DE SANTO" "autor_nome_curto" => "DALBERTO" "autor_email" => "dalberto@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }