CONSIDERANDO QUE TANTO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) QUANTO AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DEFINEM, ENTRE SUAS DIRETRIZES, A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E A PROMOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, À DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE, COM ESTE TRABALHO, TRAZER DADOS QUANTITATIVOS A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) SOBRE SUA FORMAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO QUE TRATAM AS REFERIDAS DIRETRIZES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO PROCEDE-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, JÁ REALIZADA, QUE PARTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 12 ESTUDANTES DO SÉTIMO E OITAVO PERÍODO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPA. COMO PERCURSO ANALÍTICO FOI ADOTADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, PRECONIZADO POR BARDIN (2011), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS, PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. DESSE MODO, CONCLUIU-SE QUE É POSSÍVEL APONTAR QUE A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NA UFPA TEM CUMPRIDO COM AS DIRETRIZES E AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. ISTO É, A PESQUISA RESULTOU NO APONTAMENTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DA UFPA TEM TRATADO DA DIVERSIDADE DE MODO GERAL E DA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE DE GÊNERO EM ESPECÍFICO, COMO UM TEMA TRANSVERSAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO. TODAVIA, A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
REFERENCIAS
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________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 13.005. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DE 25 DE JUNHO DE 2014. LEX: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 26 DE JUNHO DE 2014. EDIÇÃO EXTRA, P. 1 DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2011-2014/2014/LEI/L13005.HTM. ACESSO: 20 DE FEV./2021.
BARDIN, LAURENCE. ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO PAULO: EDIÇÕES 70, 2011.
LINS, BEATRIZ ACCIOLY. MACHADO, BERNARDO FONSECA. ESCOURA, MICHELE. DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA. 1ª. ED. SÃO PAULO: EDITORA REVIRAVOLTA, 2016.