UMA DAS PRINCIPAIS MARCAS NARRATIVAS DA AUTORA ARGENTINA MARIANA ENRIQUEZ É O GÊNERO TERROR, EM SUAS
DIFERENTES CONCEPÇÕES: GÓTICO, MODERNO, FANTÁSTICO, HORROR. COM ESSA OPÇÃO DE ESCRITA, A AUTORA TRABALHA
LITERARIAMENTE UMA SÉRIE DE QUESTÕES DA SOCIEDADE ATUAL, COMO POR EXEMPLO, A JUVENTUDE, A CRISE POLÍTICA E
SOCIAL DE SEU PAÍS, A VIDA DE INDIVÍDUOS QUE OCUPAM CAMADAS PERIFÉRICAS, COMO MENINOS DE RUA E JOVENS
DROGADOS, A HOMOSSEXUALIDADE E PROBLEMAS COMUNS DA ADOLESCÊNCIA. NESTE ESTUDO, INTERESSA REFLETIR SOBRE
UMA DAS TEMÁTICAS QUE SURGEM EM DIVERSOS TEXTOS DA AUTORA: A DITADURA MILITAR ARGENTINA. SEJA EM CONTOS,
COMO OS PRESENTES NAS OBRAS LOS PELIGROS DE FUMAR EN LA CAMA (2009), SUA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO, E EM LAS
COSAS QUE PERDIMOS EN EL FUEGO (2016), NA NOVELA GRÁFICA CHICOS QUE VUELVEN (2011) OU EM UM LONGO
ROMANCE, COMO NUESTRA PARTE DE NOCHE (2019), O EVENTO DA DITADURA RETORNARÁ COMO UMA FORTE MARCA DE
SUA NARRATIVA. TAL MARCA ESTÁ ESTREITAMENTE RELACIONADA À FORMA COMO A AUTORA VIVEU E SENTIU O PERÍODO
DITATORIAL. COMO O SILÊNCIO E O MEDO ERAM CONSTANTES NA SOCIEDADE, TORNARAM-SE TERRENOS FECUNDOS PARA A
IMAGINAÇÃO E A MANEIRA DE NARRAR DA ESCRITORA. PARA APONTAR A FORMA COMO MARIANA ENRIQUEZ TRABALHA ESSA
QUESTÃO, SERÁ NECESSÁRIO REVISITAR OS APORTES TEÓRICOS SOBRE O TERROR MODERNO E O FANTÁSTICO (CAUSO, 2003),
ALÉM DE SUA MANEIRA DE VER E ENTENDER A REALIDADE (CORTÁZAR, 1977), A PARTIR DOS CONTEXTOS SÓCIOHISTÓRICOS (DRUCAROFF, 2011). PRETENDE-SE DEMONSTRAR, AINDA, COMO O IMAGINÁRIO DA AUTORA FOI
IMPORTANTE PARA MOLDAR SUAS PERCEPÇÕES E FORMAR A SUA VOZ, ANCORADA NO GÊNERO DE TERROR (FREUD, 1974;
APPADURAI, 2001; GARCÍA CANCLINI, 2007). QUANTO ÀS QUESTÕES REFERENTES ÀS NARRATIVAS ARGENTINAS
ATUAIS, SÃO DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO OS ESTUDOS DE IRLEMAR CHIAMPI (1996), JOSEFINA LUDMER (2007; 2010) E
CAROLINA ROLLE (2017) PARA REFLETIR SOBRE OS GÊNEROS NÃO LITERÁRIOS, POIS INTERESSA APONTAR O PESO QUE A AUTORA
CONFERE ÀS CHAMADAS NARRATIVAS MENORES, QUE GANHAM OUTRA DIMENSÃO E VALOR NAS OBRAS DE MARIANA
ENRIQUEZ.