A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE COM FOCO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO CONTINUA SENDO UM DESAFIO A SER ENFRENTADO POR GESTORES, EDUCADORES E TRABALHADORES. ESTA FORMAÇÃO ENVOLVE ATORES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE, DE TODAS ESFERAS DE GESTÃO E DA COMUNIDADE COMPONDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-COMUNIDADE. COMO UM ELO ESTRATÉGICO DESTA INTEGRAÇÃO, DESTACA-SE A FIGURA DO PRECEPTOR, PROFISSIONAL DO SERVIÇO QUE ASSUME O PROCESSO PEDAGÓGICO DE INSERÇÃO DOS GRADUANDOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. OS OBJETIVOS FORAM CONHECER AS COMPETÊNCIAS E AS MOTIVAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA PRECEPTORIA; CONHECER COMO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SABER QUAL A PARTICIPAÇÃO DE CADA FACE DO QUADRILÁTERO E SE EXISTEM BARREIRAS ANTI-PEDAGÓGICAS E DE PROCESSO DE TRABALHO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES DE GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA APS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP. FOI REALIZADO UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 14 PRECEPTORES EXAMINADAS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. VERIFICOU-SE UM PERFIL DE PRECEPTORES CUJAS COMPETÊNCIAS IDENTIFICADAS FORAM A PEDAGÓGICA, CLÍNICA E ENGAJAMENTO COM A COMUNIDADE E AS MOTIVAÇÕES SÃO A TROCA DE APRENDIZADOS, FINANCEIRA OU ACADÊMICA E FORTALECIMENTO DO SUS. O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM É GUIADO ESPECIALMENTE PELA ROTINA DA APS E OS PROCESSOS AVALIATIVOS APRESENTARAM-SE INCIPIENTES E CAUSAM INSEGURANÇA NOS PRECEPTORES. EM RELAÇÃO À INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-COMUNIDADE NOTOU-SE COMO BARREIRAS PRINCIPAIS: A SOBRECARGA DE TRABALHO, DISTANCIAMENTO DA IES E GESTÃO, ALÉM DA FALTA DE APOIO PEDAGÓGICO. COMO CONTRIBUIÇÕES DESTACA-SE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL E A APROXIMAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E A GESTÃO QUANDO ESTAS PLANEJAM O ESTÁGIO. CONCLUÍMOS QUE É FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DE PRECEPTORES PARA EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, CONSCIENTIZANDO-SE DO PAPEL DE EDUCADOR, E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NECESSITA MELHORAR A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ATORES.