CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: AINDA NÃO HÁ SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE NO BRASIL. ALÉM DA NECESSIDADE DE TODOS OS MÉDICOS DESENVOLVEREM ESTA COMPETÊNCIA, A DEMANDA POR ESTE COMPONENTE CURRICULAR DECORRE DE BASES LEGAIS. DESCRIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM CURSO ELETIVO REMOTO DE 40 HORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), DENOMINADO “DIVERSIDADE CULTURAL E SAÚDE”, COM CONTEÚDO AINDA INEXISTENTE NA GRADE CURRICULAR DE MEDICINA, QUE FOI UMA OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR A ESCOLHA DE CONTEÚDOS COM OS DISCENTES. FORAM ENVIADOS DOIS FORMULÁRIOS ON-LINE PARA OS 58 ALUNOS DO CURSO: UM NA PRIMEIRA SEMANA DO SEMESTRE 2020.2 COM UMA LISTA AMPLA DE TEMAS NO ESCOPO DA DIVERSIDADE; O SEGUNDO, PARA AVALIAÇÃO DO CURSO, UMA SEMANA APÓS SEU TÉRMINO. AS PREFERÊNCIAS FORAM: DOENÇA MENTAL E DISCRIMINAÇÃO (86,4%), SAÚDE FEMININA E SOCIEDADE (77,3%), DEFICIÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO (68,2%), O PACIENTE PRECONCEITUOSO (68,2%), VIOLÊNCIA DE GÊNERO (65,9%), DIVERSIDADE RELIGIOSA E SAÚDE (65,9%), AGEÍSMO E SAÚDE (56,8%), TRANSEXUALIDADE E DISCRIMINAÇÃO (54,5%), CULTURA E ETNIA (54,5%) E SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS (52,3%). NO SEGUNDO QUESTIONÁRIO, 10 DE 12 FICARAM MUITO SATISFEITOS E 2/12, SATISFEITOS COM O CURSO. COMO PONTOS FORTES FORAM APONTADOS INFORMAÇÃO SOBRE DIVERSAS REALIDADES NOVAS, DEBATES, IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS NÃO ABORDADOS ANTES, INSTIGAÇÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO E PALESTRANTES EXTERNOS À UNIVERSIDADE, INSERIDOS NA ASSISTÊNCIA A PÚBLICOS ESPECÍFICOS. COMO PONTOS NEGATIVOS, DESTACOU-SE A FALTA DE UM PLANO DE CURSO PRONTO NO INÍCIO, PORÉM ESTA FOI A PROPOSTA A ELES PARA CONSTRUÇÃO PARTILHADA DO CONTEÚDO, O QUE SUGERE QUE AINDA ESTAVAM ATRELADOS AO ENSINO TRADICIONAL. LIÇÕES APRENDIDAS: A EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO PARTILHADO DO CONTEÚDO, CONSIDERANDO PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS E O CONHECIMENTO DE SUAS ASPIRAÇÕES EM DIVERSIDADE CULTURAL. RECOMENDAÇÃO: OS RESULTADOS SERÃO USADOS PARA FORMULAR UM NOVO COMPONENTE CURRICULAR DE DIVERSIDADE CULTURAL DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFPB.