SÍNTESE DO TRABALHO: REFERE-SE AO RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA VIVÊNCIA DE UMA APOIADORA DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO E UMA ARTICULADORA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COM PESQUISADORES VINCULADOS À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E AO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE DE ARARAQUARA. A PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISAS (CAEE N° 33638720.6.0000.5393). FORAM REALIZADOS 8 ENCONTROS DE PLANEJAMENTO, 5 ENCONTROS COM 7 TRABALHADORES REPRESENTANTES DE 3 ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA COM O INTUITO DE CONSTRUIR COLETIVAMENTE A PESQUISA-AÇÃO. REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO: FOI UTILIZADO O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL E PESQUISA-AÇÃO. PRINCIPAIS RESULTADOS: OS APRENDIZADOS SE REFEREM A: MEDIAÇÃO DE UM GRUPO QUE POSSIBILITOU EXPERIMENTAR E OBSERVAR A DIFICULDADE DE ENCONTRAR O EQUILÍBRIO ENTRE ESTAR NO PAPEL DE MEDIADOR E TAMBÉM SER PARTE DO GRUPO/EQUIPE; LIDAR COM SITUAÇÕES INESPERADAS; CONSTRUIR COLETIVAMENTE O OBJETIVO, AS DECISÕES E O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES; CONSTRUÇÃO DE PACTOS E ACORDOS GRUPAIS; REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS COMUNS PARA ALÉM “DOS MUROS DE LAMENTAÇÕES” E GOVERNABILIDADE.