DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 78952 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "COM A ATUAL SITUAÇÃO PANDÊMICA DIVERSOS DESAFIOS FORAM IDENTIFICADOS NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE, ESTRUTURA DOS SERVIÇOS, ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO, GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO E TAMBÉM A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. TRABALHAR AS DIVERSAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO CUIDADO DE MODO REMOTO OU PARCIALMENTE REMOTO GEROU DIVERSAS PERCEPÇÕES SOBRE ESSE PROCESSO. O ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR NO CURSO DE ENFERMAGEM JÁ APRESENTAVA SEUS DESAFIOS, COM O CONTEXTO PANDÊMICO E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO ALGUNS OBSTÁCULOS SE TORNARAM EVIDENTES. O USO DE TECNOLOGIAS, A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UM APRENDIZADO QUE DEPENDE MAIS DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO DO EDUCANDO SÃO FOCOS IMPORTANTES QUE PRECISARAM SER TRABALHADOS AO LONGO DO PROCESSO EDUCACIONAL. NESSE CENÁRIO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE DESENVOLVER HABILIDADES PRÉVIAS ANTES MESMO DO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, COMO A AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO, PLANEJAMENTO DE AGENDA E ESTUDOS, INTERAÇÃO E FAMILIARIDADE COM O USO DE TECNOLOGIAS, ALÉM DA CAPACIDADE DE ENTENDER A RESPONSABILIDADE PESSOAL QUE CADA UM TEM DENTRO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS DE PRÁTICAS DO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) DEPENDEM DA FORMAÇÃO E CORRESPONSABILIDADE, PARA TRABALHADORES QUE PAUTEM SUAS PRÁTICAS A PARTIR DA REFLEXÃO E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. ESSA EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE TAMBÉM PARA O DOCENTE EXISTE UMA NECESSIDADE CONTÍNUA DE APRIMORAMENTO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, EMPENHO EM DIVERSAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA ESTIMULAR, CULTIVAR E INTERAGIR AO LONGO DO PROCESSO EDUCATIVO. É RECOMENDADO UM APOIO INSTITUCIONAL PARA QUE OS PROFISSIONAIS POSSAM SE QUALIFICAR E SE ADAPTAR AOS DESAFIOS ENFRENTADOS, ASSIM COMO O ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE AUTONOMIA E GERENCIAMENTO DO ENSINO AOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO EM SAÚDE, PRODUÇÃO DO CUIDADO, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA102_ID748_19092021170238.pdf" "created_at" => "2021-12-09 13:15:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE CORREIA SEMEÃO BINOTTO" "autor_nome_curto" => "CIBELE CORREIA SEMEÃO BINOTO" "autor_email" => "cibelec_s@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 78952 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "COM A ATUAL SITUAÇÃO PANDÊMICA DIVERSOS DESAFIOS FORAM IDENTIFICADOS NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE, ESTRUTURA DOS SERVIÇOS, ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO, GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO E TAMBÉM A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. TRABALHAR AS DIVERSAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO CUIDADO DE MODO REMOTO OU PARCIALMENTE REMOTO GEROU DIVERSAS PERCEPÇÕES SOBRE ESSE PROCESSO. O ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR NO CURSO DE ENFERMAGEM JÁ APRESENTAVA SEUS DESAFIOS, COM O CONTEXTO PANDÊMICO E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO ALGUNS OBSTÁCULOS SE TORNARAM EVIDENTES. O USO DE TECNOLOGIAS, A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UM APRENDIZADO QUE DEPENDE MAIS DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO DO EDUCANDO SÃO FOCOS IMPORTANTES QUE PRECISARAM SER TRABALHADOS AO LONGO DO PROCESSO EDUCACIONAL. NESSE CENÁRIO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE DESENVOLVER HABILIDADES PRÉVIAS ANTES MESMO DO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, COMO A AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO, PLANEJAMENTO DE AGENDA E ESTUDOS, INTERAÇÃO E FAMILIARIDADE COM O USO DE TECNOLOGIAS, ALÉM DA CAPACIDADE DE ENTENDER A RESPONSABILIDADE PESSOAL QUE CADA UM TEM DENTRO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS DE PRÁTICAS DO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) DEPENDEM DA FORMAÇÃO E CORRESPONSABILIDADE, PARA TRABALHADORES QUE PAUTEM SUAS PRÁTICAS A PARTIR DA REFLEXÃO E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. ESSA EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE TAMBÉM PARA O DOCENTE EXISTE UMA NECESSIDADE CONTÍNUA DE APRIMORAMENTO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, EMPENHO EM DIVERSAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA ESTIMULAR, CULTIVAR E INTERAGIR AO LONGO DO PROCESSO EDUCATIVO. É RECOMENDADO UM APOIO INSTITUCIONAL PARA QUE OS PROFISSIONAIS POSSAM SE QUALIFICAR E SE ADAPTAR AOS DESAFIOS ENFRENTADOS, ASSIM COMO O ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE AUTONOMIA E GERENCIAMENTO DO ENSINO AOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO EM SAÚDE, PRODUÇÃO DO CUIDADO, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA102_ID748_19092021170238.pdf" "created_at" => "2021-12-09 13:15:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE CORREIA SEMEÃO BINOTTO" "autor_nome_curto" => "CIBELE CORREIA SEMEÃO BINOTO" "autor_email" => "cibelec_s@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }