COM A ATUAL SITUAÇÃO PANDÊMICA DIVERSOS DESAFIOS FORAM IDENTIFICADOS NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE, ESTRUTURA DOS SERVIÇOS, ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO, GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO E TAMBÉM A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. TRABALHAR AS DIVERSAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO CUIDADO DE MODO REMOTO OU PARCIALMENTE REMOTO GEROU DIVERSAS PERCEPÇÕES SOBRE ESSE PROCESSO. O ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR NO CURSO DE ENFERMAGEM JÁ APRESENTAVA SEUS DESAFIOS, COM O CONTEXTO PANDÊMICO E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO ALGUNS OBSTÁCULOS SE TORNARAM EVIDENTES. O USO DE TECNOLOGIAS, A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UM APRENDIZADO QUE DEPENDE MAIS DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO DO EDUCANDO SÃO FOCOS IMPORTANTES QUE PRECISARAM SER TRABALHADOS AO LONGO DO PROCESSO EDUCACIONAL. NESSE CENÁRIO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE DESENVOLVER HABILIDADES PRÉVIAS ANTES MESMO DO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, COMO A AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO, PLANEJAMENTO DE AGENDA E ESTUDOS, INTERAÇÃO E FAMILIARIDADE COM O USO DE TECNOLOGIAS, ALÉM DA CAPACIDADE DE ENTENDER A RESPONSABILIDADE PESSOAL QUE CADA UM TEM DENTRO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS DE PRÁTICAS DO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) DEPENDEM DA FORMAÇÃO E CORRESPONSABILIDADE, PARA TRABALHADORES QUE PAUTEM SUAS PRÁTICAS A PARTIR DA REFLEXÃO E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. ESSA EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE TAMBÉM PARA O DOCENTE EXISTE UMA NECESSIDADE CONTÍNUA DE APRIMORAMENTO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, EMPENHO EM DIVERSAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA ESTIMULAR, CULTIVAR E INTERAGIR AO LONGO DO PROCESSO EDUCATIVO. É RECOMENDADO UM APOIO INSTITUCIONAL PARA QUE OS PROFISSIONAIS POSSAM SE QUALIFICAR E SE ADAPTAR AOS DESAFIOS ENFRENTADOS, ASSIM COMO O ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE AUTONOMIA E GERENCIAMENTO DO ENSINO AOS ESTUDANTES.