Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

“PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM ‘ADOLESCENTES APRENDIZES’ EM CIDADE MINEIRA

Palavra-chaves: ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, SAÚDE, EQUIDADE, UNIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) ET 05 - Políticas Sociais e Saúde
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76719
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "“PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM ‘ADOLESCENTES APRENDIZES’ EM CIDADE MINEIRA"
    "resumo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SE DESENVOLVE EM MÚLTIPLOS EIXOS, UM DELES VOLTADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, QUE PROMOVE ENCONTROS MENSAIS, OBJETIVA PROMOVER ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE OS MUITOS TEMAS DO ADOLESCER COM APRENDIZES DA FUNDAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO INTENSIVO “DR. RENÊ BARSAM” (FETI) E OUTROS SETORES DA SOCIEDADE UBERABENSE. AS REUNIÕES ACONTECEM COM OS PRÓPRIOS ADOLESCENTES E DOIS EXTENSIONISTAS TUTORES QUE PARTICIPAM DA EXTENSÃO. ESTES PROBLEMATIZAM TEMAS COMO SAÚDE, VIOLÊNCIA SOCIAL, SAÚDE MENTAL, BULLYING, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLARIDADE, PROJETOS DE VIDA, ETC. AS METODOLOGIAS ATIVAS, VIA PLATAFORMAS DIGITAIS, FOMENTAM A HORIZONTALIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSITÁRIOS/AS E OS/AS ADOLESCENTES DA FETI. ESSA RELAÇÃO, DIFERENTE DA DE UMA SALA DE AULA CONVENCIONAL, EVOCA AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES A RESPEITO DOS ASSUNTOS APRESENTADOS E PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE TODOS/AS. A INTEGRAÇÃO É FOMENTADA NA FORMA DE VOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS E SOBRE O ANDAMENTO DO CURSO; PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO; E PELO DIÁLOGO MULTILATERAL FAVORECIDO POR APLICATIVOS DE MENSAGENS OU SITES PARA ESSA FINALIDADE. OS ENCONTROS EVIDENCIAM QUE A ADOLESCÊNCIA É UM PERÍODO DE BASTANTE VULNERABILIDADE E DESEJO DE DESCOBERTAS. NESSE SENTIDO, NÃO BASTA APENAS PROTEGER OS ADOLESCENTES DOS DIVERSOS PERIGOS DESSA FASE DA VIDA, É NECESSÁRIA, ALÉM DA PROTEÇÃO, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, COMO INDICA O TÍTULO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO. METODOLOGIAS ATIVAS QUE AGREGAM ENSINO E EXTENSÃO FAVORECEM RELAÇÕES DE AMIZADE E APRENDIZADO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COMO POTENTES FERRAMENTAS QUE ESTIMULAM OS ADOLESCENTES À AUTONOMIA E A CRITICIDADE. A EXTENSÃO RECOMENDA, NESSA PARCERIA, O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS SINGULARIDADES DO ADOLESCER QUE, PERMEADA PELA VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, REQUER DE INSTRUMENTOS, COMO QUESTIONÁRIOS ABERTOS, QUE ACOMPANHEM O DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES APRENDIZES, PERMITINDO AOS EXTENSIONISTAS SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES QUE PROPICIEM ABORDAGENS COERENTES COM AS DEMANDAS DOS/DAS ADOLESCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde"
    "palavra_chave" => "ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, SAÚDE, EQUIDADE, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA_ID344_31082021112333.pdf"
    "created_at" => "2021-11-26 11:12:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONCIO RABELO BORGES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "LEONCIO"
    "autor_email" => "leonciorabeloborges@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76719
    "edicao_id" => 182
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "“PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM ‘ADOLESCENTES APRENDIZES’ EM CIDADE MINEIRA"
    "resumo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SE DESENVOLVE EM MÚLTIPLOS EIXOS, UM DELES VOLTADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, QUE PROMOVE ENCONTROS MENSAIS, OBJETIVA PROMOVER ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE OS MUITOS TEMAS DO ADOLESCER COM APRENDIZES DA FUNDAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO INTENSIVO “DR. RENÊ BARSAM” (FETI) E OUTROS SETORES DA SOCIEDADE UBERABENSE. AS REUNIÕES ACONTECEM COM OS PRÓPRIOS ADOLESCENTES E DOIS EXTENSIONISTAS TUTORES QUE PARTICIPAM DA EXTENSÃO. ESTES PROBLEMATIZAM TEMAS COMO SAÚDE, VIOLÊNCIA SOCIAL, SAÚDE MENTAL, BULLYING, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLARIDADE, PROJETOS DE VIDA, ETC. AS METODOLOGIAS ATIVAS, VIA PLATAFORMAS DIGITAIS, FOMENTAM A HORIZONTALIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSITÁRIOS/AS E OS/AS ADOLESCENTES DA FETI. ESSA RELAÇÃO, DIFERENTE DA DE UMA SALA DE AULA CONVENCIONAL, EVOCA AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES A RESPEITO DOS ASSUNTOS APRESENTADOS E PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE TODOS/AS. A INTEGRAÇÃO É FOMENTADA NA FORMA DE VOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS E SOBRE O ANDAMENTO DO CURSO; PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO; E PELO DIÁLOGO MULTILATERAL FAVORECIDO POR APLICATIVOS DE MENSAGENS OU SITES PARA ESSA FINALIDADE. OS ENCONTROS EVIDENCIAM QUE A ADOLESCÊNCIA É UM PERÍODO DE BASTANTE VULNERABILIDADE E DESEJO DE DESCOBERTAS. NESSE SENTIDO, NÃO BASTA APENAS PROTEGER OS ADOLESCENTES DOS DIVERSOS PERIGOS DESSA FASE DA VIDA, É NECESSÁRIA, ALÉM DA PROTEÇÃO, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, COMO INDICA O TÍTULO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO. METODOLOGIAS ATIVAS QUE AGREGAM ENSINO E EXTENSÃO FAVORECEM RELAÇÕES DE AMIZADE E APRENDIZADO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COMO POTENTES FERRAMENTAS QUE ESTIMULAM OS ADOLESCENTES À AUTONOMIA E A CRITICIDADE. A EXTENSÃO RECOMENDA, NESSA PARCERIA, O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS SINGULARIDADES DO ADOLESCER QUE, PERMEADA PELA VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, REQUER DE INSTRUMENTOS, COMO QUESTIONÁRIOS ABERTOS, QUE ACOMPANHEM O DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES APRENDIZES, PERMITINDO AOS EXTENSIONISTAS SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES QUE PROPICIEM ABORDAGENS COERENTES COM AS DEMANDAS DOS/DAS ADOLESCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde"
    "palavra_chave" => "ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, SAÚDE, EQUIDADE, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA_ID344_31082021112333.pdf"
    "created_at" => "2021-11-26 11:12:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONCIO RABELO BORGES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "LEONCIO"
    "autor_email" => "leonciorabeloborges@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica"
    "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11"
    "publicacao_id" => 85
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SE DESENVOLVE EM MÚLTIPLOS EIXOS, UM DELES VOLTADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, QUE PROMOVE ENCONTROS MENSAIS, OBJETIVA PROMOVER ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE OS MUITOS TEMAS DO ADOLESCER COM APRENDIZES DA FUNDAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO INTENSIVO “DR. RENÊ BARSAM” (FETI) E OUTROS SETORES DA SOCIEDADE UBERABENSE. AS REUNIÕES ACONTECEM COM OS PRÓPRIOS ADOLESCENTES E DOIS EXTENSIONISTAS TUTORES QUE PARTICIPAM DA EXTENSÃO. ESTES PROBLEMATIZAM TEMAS COMO SAÚDE, VIOLÊNCIA SOCIAL, SAÚDE MENTAL, BULLYING, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLARIDADE, PROJETOS DE VIDA, ETC. AS METODOLOGIAS ATIVAS, VIA PLATAFORMAS DIGITAIS, FOMENTAM A HORIZONTALIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSITÁRIOS/AS E OS/AS ADOLESCENTES DA FETI. ESSA RELAÇÃO, DIFERENTE DA DE UMA SALA DE AULA CONVENCIONAL, EVOCA AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES A RESPEITO DOS ASSUNTOS APRESENTADOS E PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE TODOS/AS. A INTEGRAÇÃO É FOMENTADA NA FORMA DE VOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS E SOBRE O ANDAMENTO DO CURSO; PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO; E PELO DIÁLOGO MULTILATERAL FAVORECIDO POR APLICATIVOS DE MENSAGENS OU SITES PARA ESSA FINALIDADE. OS ENCONTROS EVIDENCIAM QUE A ADOLESCÊNCIA É UM PERÍODO DE BASTANTE VULNERABILIDADE E DESEJO DE DESCOBERTAS. NESSE SENTIDO, NÃO BASTA APENAS PROTEGER OS ADOLESCENTES DOS DIVERSOS PERIGOS DESSA FASE DA VIDA, É NECESSÁRIA, ALÉM DA PROTEÇÃO, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, COMO INDICA O TÍTULO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO. METODOLOGIAS ATIVAS QUE AGREGAM ENSINO E EXTENSÃO FAVORECEM RELAÇÕES DE AMIZADE E APRENDIZADO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COMO POTENTES FERRAMENTAS QUE ESTIMULAM OS ADOLESCENTES À AUTONOMIA E A CRITICIDADE. A EXTENSÃO RECOMENDA, NESSA PARCERIA, O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS SINGULARIDADES DO ADOLESCER QUE, PERMEADA PELA VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, REQUER DE INSTRUMENTOS, COMO QUESTIONÁRIOS ABERTOS, QUE ACOMPANHEM O DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES APRENDIZES, PERMITINDO AOS EXTENSIONISTAS SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES QUE PROPICIEM ABORDAGENS COERENTES COM AS DEMANDAS DOS/DAS ADOLESCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.