INTRODUÇÃO: O TRABALHO DISCUTE A INTERDISCIPLINARIDADE COM O INTUITO DE ELUCIDAR O CONCEITO E ESTABELECER DIÁLOGOS COM O TRABALHO EM SAÚDE. SEGUE PERSPECTIVA CRÍTICA, DINÂMICA E DIALÉTICA. OBJETIVO: REFLETIR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE, A PARTIR DE ABORDAGENS CONCEITUAIS E DE NOTAS SOBRE O TRABALHO EM EQUIPE NA ÁREA DA SAÚDE. MÉTODO: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO PROFISSIONAL EM SAÚDE, TENDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO. RESULTADOS: A INTERDISCIPLINARIDADE PRESSUPÕE ABERTURA PARA DESCONSTRUIR SABERES, PROCESSOS DE TRABALHO E, PRINCIPALMENTE, ABOLIR A SOBREPOSIÇÃO DE IDEIAS OU CONHECIMENTOS. A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTRIBUI COM A A FALSA IDEIA DE COMPETÊNCIA TÉCNICA, QUANDO NA VERDADE, OS SUJEITOS DESTINATÁRIOS DAS AÇÕES E DESSES CONHECIMENTOS DEVEM SER RECONHECIDOS EM SUAS RELAÇÕES MATERIAIS CONCRETAS E SUBJETIVAS, PRODUTORAS DE LIMITES E POSSIBILIDADES, NA CONDIÇÃO DE SERES SOCIAIS EM SUA TOTALIDADE. ASSIM, INDEPENDENTE DA PROFISSÃO, DO CONJUNTO DE DISCIPLINAS QUE SE DEBRUÇAM AOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DA SAÚDE, AS PESSOAS SE CONSTITUEM COMO SERES COMPLEXOS E IMPACTADOS POR INÚMEROS PROCESSOS RELACIONAIS, CULTURAIS, SOCIAIS E SUBJETIVOS QUE INCIDIRÃO EM COMO VÃO RESPONDER ÀS INTERVENÇÕES DAS EQUIPES DE SAÚDE. ESTAS RELAÇÕES, EM PROCESSOS DINÂMICOS, PRECISAM SER CONSTRUÍDAS E RECONSTRUÍDAS NO COTIDIANO, EM MOVIMENTOS QUE EXIJAM ESCUTA E O RECONHECIMENTO DOS SUJEITOS COMO PARTÍCIPES DOS SEUS PROCESSOS DE CUIDADO, FORTALECENDO PERSPECTIVA HUMANIZADORA DESTAS RELAÇÕES. CONCLUSÃO: O TRABALHO EM EQUIPE INTERDISCIPLINAR, TÃO ESSENCIAL NA ÁREA DA SAÚDE, SIGNIFICA ROMPER COM O CONFORTO DO CONHECIDO E CONSTRUIR O NOVO NOS ESPAÇOS EXISTENTES ENTRE AS VÁRIAS DISCIPLINAS SEM HIERARQUIAS DE SABERES E, PRINCIPALMENTE, COM A PARTICIPAÇÃO DOS PRINCIPAIS INTERESSADOS NESSES CONHECIMENTOS E SABERES: OS SUJEITOS QUE PRECISAM DOS CUIDADOS DE SAÚDE.