CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE É UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE OBSTETRÍCIA DA EACH-USP. HABITUALMENTE DIVIDIMOS A TURMA EM TRÊS SUBGRUPOS E REALIZAMOS ATIVIDADES COMUNITÁRIAS. FRENTE AOS DESAFIOS TRAZIDOS PELA PANDEMIA, PROPUSEMOS A REALIZAÇÃO DE GRUPOS VIRTUAIS, DENOMINADOS PAPO DE MULHER, VINCULADOS À UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE. RECEBEMOS AS INSCRIÇÕES DA COMUNIDADE EXTERNA À UNIVERSIDADE E FORMAMOS TRÊS GRUPOS DE 10 A 15 MULHERES. EM CADA GRUPO TÍNHAMOS ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. O OBJETIVO PRINCIPAL DA DISCIPLINA FOI OFERECER OPORTUNIDADES PARA OS/AS ESTUDANTES APRENDEREM A PLANEJAR, CONDUZIR, DESENVOLVER E RELATAR OFICINAS TEMÁTICAS QUE VERSASSEM SOBRE A SAÚDE DAS MULHERES. CADA GRUPO CONDUZIU 10 OFICINAS (30 OFICINAS NO TOTAL). FORAM ABORDADOS DIFERENTES TEMAS, COMO POR EXEMPLO: MENOPAUSA, MATERNIDADE, SEXUALIDADE, VIOLÊNCIA, SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA E LAZER NA PANDEMIA.
LIÇÕES APRENDIDAS: AS RODAS DE CONVERSA POSSIBILITARAM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ENTRE AS PARTICIPANTES, ESTUDANTES, PROFESSORAS E MONITORAS. OS ENCONTROS, ALÉM DO IMPORTANTE PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO DE JOVENS ESTUDANTES, CONFIGURARAM-SE COMO ACOLHIMENTO, ESCUTA DE MULHERES DA COMUNIDADE COM 60 ANOS OU MAIS E LOCAL PRIVILEGIADO PARA COMPARTILHAMENTOS, SOBRETUDO DE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. É IMPORTANTE QUE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONSTRUAM, DE MODO DIALÓGICO, PRÁTICAS QUE FAÇAM SENTIDO PARA AS PESSOAS ENVOLVIDAS. RECOMENDAÇÃO: SABEMOS QUE NEM TODAS AS PESSOAS E COMUNIDADES TEM REDES OU EQUIPAMENTOS PARA ACESSO VIRTUAL, MAS EM UM MOMENTO EM QUE A PANDEMIA INTENSIFICA VULNERABILIDADES E EXIGE DISTANCIAMENTO, ESSE TIPO DE TRABALHO VIRTUAL PODE SER RELEVANTE PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DESDE QUE MANTIDAS AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHO PRESENCIAL COMO O ACOLHIMENTO E VÍNCULO, FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA O CUIDADO EM SAÚDE.
OBSERVAÇÃO: ALÉM DAS AUTORAS ACIMA, PARTICIPOU DO TRABALHO, COORDENANDO UM GRUPO, A PROFA. JACQUELINE I. M. BRIGAGÃO