INTRODUÇÃO: DIVERSAS MUDANÇAS OBSERVADAS AO LONGO DOS ANOS CONTRIBUÍRAM PARA O AUMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS NO PAÍS E NO MUNDO, TAIS COMO AS DEMOGRÁFICAS, OS NOVOS PADRÕES DE CONSUMO E ESTILOS DE VIDA. OBJETIVO: CONSIDERANDO QUE A POPULAÇÃO ESTÁ ENVELHECENDO, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE IDENTIFICARAM A NECESSIDADE DE ASSUMIR UMA POSTURA MAIS PROATIVA QUE REATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS, BUSCANDO ASSIM A MELHORIA DA CONDIÇÃO DE SAÚDE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, REFLEXÕES E ESTUDOS DA TEMÁTICA DESENVOLVIDA NOS GRUPOS: COMUNICAÇÃO E LITERACIA PARA A SAÚDE SÃO ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO CENTRADO NA PESSOA. MÉTODOS: DESTA FORMA, ESTA PESQUISA PROPÕE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, INSTRUMENTO DE LITERACIA, PARA COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DE DOENÇA, CONCEITOS E PRÁTICAS EM UM GRUPO DE PACIENTES DIABÉTICOS, INSULINO DEPENDENTES COM OU SEM HIPERTENSÃO, NA FAIXA ETÁRIA DE 35 A 85 ANOS, DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO CAMPO LIMPO. ESPERA-SE COM O RESULTADO DO QUESTIONÁRIO E A CONCLUSÃO DO RELATO, ELUCIDAR O SIGNIFICADO DE CONVIVER COM UMA DOENÇA CRÔNICA, COM AUXÍLIO DO USO DE UM MANUAL EDUCATIVO DE AUTOCUIDADO ESTIMULANDO ATIVIDADE FÍSICA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E MELHORIA DO SEU ESTADO PSICOLÓGICO PARA ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES DIÁRIAS, MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DESTES PACIENTES.