COMO PARTE DE SUA RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19, A SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO (SMS) CRIOU EM 2020 UM SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO, FORMADO POR UMA EQUIPE QUE CONTOU COM A PARCERIA DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL ATUANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO E SERVIDORES MUNICIPAIS. ESTES PROFISSIONAIS, ALÉM DE LIDAR COM UMA NOVA DOENÇA, ENFRENTARAM A QUESTÃO DA CONSTITUIÇÃO DE UM NOVO SERVIÇO E EQUIPE, ALÉM DE MUDANÇAS DIÁRIAS EM PROTOCOLOS, INFORMAÇÕES E PROCESSOS DE TRABALHO. EM UM CONTEXTO PANDÊMICO ERAM ESPERADAS MANIFESTAÇÕES PSICOPATOLÓGICAS EM PARTE DESSES TRABALHADORES. PENSANDO NISSO, A TERAPEUTA OCUPACIONAL DA EQUIPE FOI FACILITADORA PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE ENVOLVENDO: CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE DECISÃO COMPARTILHADOS E DEMOCRÁTICOS, AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL, CONFORTÁVEL E ACOLHEDOR; MUDANÇAS NO PROCESSO DE TRABALHO, ESPAÇOS DE VALORIZAÇÃO E OFICINAS DE CUIDADO EM SAÚDE VOLTADAS AOS PRÓPRIOS TRABALHADORES. A EXPERIÊNCIA VIVIDA DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE INTERPROFISSIONAL, AMBIENTE E PROCESSO DE TRABALHO DE QUALIDADE. É NECESSÁRIO FORTALECER POLÍTICAS JÁ EXISTENTES COMO A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.