O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO QUE ARTICULA ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO, PARTINDO DE POSIÇÃO INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL. ANALISA UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) EM QUE SE INTRODUZEM TEMAS CONSTITUINTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DA SAÚDE COLETIVA COM BASE EM PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALÓGICA, HORIZONTAL, PARTICIPATIVA, CONTEXTUAL E ANCORADA EM PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA. JUNTO ÀS AULAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, ESTÁ INCLUÍDO CAMPO DE ESTÁGIO NO QUAL ESTUDANTES INTERAGEM COM A REDE INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. A PARTIR DESSA ESTRUTURAÇÃO, A DISCIPLINA SE CONSOLIDA COMO MODALIDADE INOVADORA DE ENSINO, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO AMPLIADO ACERCA DA REALIDADE DESAFIADORA, CONTRADITÓRIA E POTENTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. HOUVE MUDANÇAS TEMPORÁRIAS NA MODALIDADE REMOTA QUE AJUDAM A SUSTENTAR A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SÓLIDA DA DISCIPLINA, UMA VEZ QUE SUA ADAPTAÇÃO FOI SATISFATÓRIA PARA AS CONDIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA, NÃO SEM DESAFIOS. ENCONTRAM-SE DESDOBRAMENTOS RELEVANTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA, BEM COMO À FORMAÇÃO ESTUDANTIL, SENDO ESTE SEU OBJETIVO TRANSVERSAL. CONCLUI-SE QUE A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO QUE INCENTIVEM POSTURAS DE INVESTIGAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARECE SER INTERESSANTE PARA ATITUDES CRIATIVAS NO TRABALHO. PORTANTO, A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO OBJETIVO TRANSVERSAL ADQUIRE SENTIDO E VALOR MAIS AMPLO, AO SE INSPIRAR NOS PRINCÍPIOS DA PAIDEIA, QUE PREZAM PELA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.