AS LIGAS ACADÊMICAS SÃO ORGANIZAÇÕES COMPOSTAS POR ESTUDANTES DE DIFERENTES ANOS, SEM FINS LUCRATIVOS, SUPERVISIONADAS POR PROFESSORES ORIENTADORES, TENDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE. SEU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL REPOUSA NO TRIPÉ UNIVERSITÁRIO, QUE PREZA A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. A INTERDISCIPLINARIDADE ENVOLVE UM NOVO MODO DE PENSAR A REALIDADE, QUE RESULTA EM TROCA, RECIPROCIDADE E INTEGRAÇÃO ENTRE DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO, ASSIM COMO O ENSEJO PELA PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE MODO GLOBAL E ABRANGENTE. NESSE SENTIDO, A LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE DA MULHER (LISM) TEM COMO OBJETIVO PROMOVER APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE DA MULHER, POR MEIO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, CIENTÍFICAS, CULTURAIS E SOCIAIS, ATRAVÉS DE UMA ENTIDADE ESTUDANTIL, CONSTITUÍDA POR ALUNOS PERTENCENTES A DIFERENTES ANOS DE GRADUAÇÃO E CURSO, SOB SUPERVISÃO DE PROFESSORES VINCULADOS À INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, SENDO OS RESPONSÁVEIS PELA SUA ADMINISTRAÇÃO OS PRÓPRIOS ALUNOS, CUJO FUNCIONAMENTO E ATIVIDADES SÃO REGIDOS PELAS NORMAS DITADAS PELO SEU ESTATUTO DESENVOLVENDO ATIVIDADES ÉTICAS EM TRÊS ÁREAS, ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA. A PARTIR DOS EIXOS DE ATUAÇÃO DA LIGA, CRIA-SE OPORTUNIDADES A AGREGAÇÃO DE CONHECIMENTO AOS ESTUDANTES, COM FOCO NA INTERDISCIPLINARIDADE, FACILITANDO O RECONHECIMENTO DE ATUAÇÃO DE CADA ÁREA DE SAÚDE JÁ NO PERÍODO DE FORMAÇÃO. POR MEIOS UNIVERSITÁRIOS E DIGITAIS É LEVADO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO CRÍTICO SOBRE A REALIDADE DO ESTUDO E DA PRÁTICA INFORMADA SOBRE A SAÚDE DA MULHER. ESTE TIPO DE INICIATIVA DEVE SER INSTITUÍDO COMO PRÁTICA DENTRO DO UNIVERSO ACADÊMICO, LEVANDO A UMA INTERAÇÃO INTERDISCIPLINAR E DISSEMINANDO CONHECIMENTO ENTRE DIFERENTES CURSOS DA MESMA ÁREA DE INTERESSE.