GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO INFORMAÇÃO GENÉTICA E SUA DECODIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81657 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3069 "inscrito_id" => 9111 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO INFORMAÇÃO GENÉTICA E SUA DECODIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "NOS DIAS DE HOJE É INDISPENSÁVEL UTILIZAR DIFERENTES E NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, PROPONDO DESAFIOS AOS ESTUDANTES, DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS QUE ADMITAM LIDAR COM AS INFORMAÇÕES E COMPREENDÊ-LAS A FIM DE ENTENDER O MUNDO E NELE AGIR COM AUTONOMIA. NA BIOLOGIA ESTUDA-SE, DENTRE MUITOS CONTEÚDOS, ELEMENTOS DA GENÉTICA MOLECULAR COMO REPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO, CONTUDO, ESSE ASSUNTO CONTÉM FENÔMENOS QUE MUITAS VEZES ESCAPAM À PERCEPÇÃO, O QUE TORNA VITAL O AUXÍLIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR ESCLARECIMENTO DO TEMA. NESSE CONTEXTO, A GAMIFICAÇÃO ADEQUA-SE COMO UMA ÓTIMA ALTERNATIVA NA PROMOÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, TORNANDO A APRENDIZAGEM MOTIVADORA E DIVERTIDA. AQUI, APRESENTAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA (SDG) UTILIZADA PARA TRABALHAR O TEMA INFORMAÇÃO GENÉTICA E SUA DECODIFICAÇÃO. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 16 ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE. OS RESULTADOS DO ESTUDO CONFIRMARAM A IDEIA DE QUE A GAMIFICAÇÃO ASSOCIADA A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, BEM COMO A UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA POTENCIALIZA O DESEMPENHO ESCOLAR, ALÉM DE PROMOVER MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES PARA TÓPICOS DA DISCIPLINA CONSIDERADOS DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO. COMO PRODUTO EDUCACIONAL, OS ESTUDANTES PRODUZIRAM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, UTILIZANDO A PLATAFORMA PIXTON E CRIARAM UMA TIME-LINE INTITULADA DISCOVERY DNA, USANDO A PLATAFORMA PADLET.A VIVÊNCIA DA SDG FOMENTOU O PROTAGONISMO JUVENIL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO INICIATIVA, CRIATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO EM GRUPO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID9111_05112021233820.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON ATOS FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JACKSON ATOS" "autor_email" => "jackson.atos@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81657 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3069 "inscrito_id" => 9111 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO INFORMAÇÃO GENÉTICA E SUA DECODIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "NOS DIAS DE HOJE É INDISPENSÁVEL UTILIZAR DIFERENTES E NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, PROPONDO DESAFIOS AOS ESTUDANTES, DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS QUE ADMITAM LIDAR COM AS INFORMAÇÕES E COMPREENDÊ-LAS A FIM DE ENTENDER O MUNDO E NELE AGIR COM AUTONOMIA. NA BIOLOGIA ESTUDA-SE, DENTRE MUITOS CONTEÚDOS, ELEMENTOS DA GENÉTICA MOLECULAR COMO REPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO, CONTUDO, ESSE ASSUNTO CONTÉM FENÔMENOS QUE MUITAS VEZES ESCAPAM À PERCEPÇÃO, O QUE TORNA VITAL O AUXÍLIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR ESCLARECIMENTO DO TEMA. NESSE CONTEXTO, A GAMIFICAÇÃO ADEQUA-SE COMO UMA ÓTIMA ALTERNATIVA NA PROMOÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, TORNANDO A APRENDIZAGEM MOTIVADORA E DIVERTIDA. AQUI, APRESENTAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA (SDG) UTILIZADA PARA TRABALHAR O TEMA INFORMAÇÃO GENÉTICA E SUA DECODIFICAÇÃO. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 16 ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE. OS RESULTADOS DO ESTUDO CONFIRMARAM A IDEIA DE QUE A GAMIFICAÇÃO ASSOCIADA A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, BEM COMO A UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA POTENCIALIZA O DESEMPENHO ESCOLAR, ALÉM DE PROMOVER MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES PARA TÓPICOS DA DISCIPLINA CONSIDERADOS DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO. COMO PRODUTO EDUCACIONAL, OS ESTUDANTES PRODUZIRAM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, UTILIZANDO A PLATAFORMA PIXTON E CRIARAM UMA TIME-LINE INTITULADA DISCOVERY DNA, USANDO A PLATAFORMA PADLET.A VIVÊNCIA DA SDG FOMENTOU O PROTAGONISMO JUVENIL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO INICIATIVA, CRIATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO EM GRUPO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID9111_05112021233820.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON ATOS FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JACKSON ATOS" "autor_email" => "jackson.atos@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }