ABORDA-SE NESTE TEXTO A QUESTÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE DAR VISIBILIDADES A CONTEÚDOS CURRICULARES, NÃO MERAMENTE COMO CUMPRIMENTO DE DISCIPLINAS E CARGAS HORÁRIAS. A PERSPECTIVA QUE SE ASSENTA ESTA REFLEXÃO É DE CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL E CULTURAL, UMA CONSTRUÇÃO DE NÓS MESMOS COMO SUJEITOS, DE NOSSAS IDENTIDADES. O TRABALHO DESTACA O CURRÍCULO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS, APRESENTANDO REFLEXÕES TEÓRICAS À LUZ DE SACRISTÁN (1998), SANTOMÉ (2005), SILVA (2007), HALL (2002, 2006), MOREIRA E SILVA (2008), E OS RESULTADOS DE PESQUISAS COM PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DESENVOLVIDOS COM OS ESTUDANTES. A ABORDAGEM É QUALITATIVA, POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM OS DOCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS, AMAZONAS.