Este estudo tem como objetivo analisar a dialética inclusão/exclusão (SAWAIA, 2011) em aulas de Educação Física com base nos resultados da aplicação de um instrumento de autoavaliação fundamentado nas teorias sobre autoeficácia (BANDURA, 1997, 2008; ABBAD & MENESES, 2008). É um estudo qualitativo, descritivo, exploratório (GIL, 2002), realizado no contexto de aulas de Educação Física em uma escola de Educação Básica localizada no Rio de Janeiro, com 145 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Os resultados apontam para a necessidade de investir em práticas pedagógicas que promovam experiências através das quais os alunos sejam capazes de compreender que as diferenças são uma condição da existência humana. A autoeficácia está relacionada com a dialética inclusão/exclusão e com atitudes que promovem crenças positivas entre os alunos na sua busca pelo sucesso pessoal. Defendemos que as aulas de Educação Física devem ser baseadas no princípio da inclusão e promover a participação de todos no sentido de autorrealização.