Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, AUTOAVALIAÇÃO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA Comunicação Oral (CO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8622
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1158
    "inscrito_id" => 2084
    "titulo" => "CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a dialética inclusão/exclusão (SAWAIA, 2011) em aulas de Educação Física com base nos resultados da aplicação de um instrumento de autoavaliação fundamentado nas teorias sobre autoeficácia (BANDURA, 1997, 2008; ABBAD & MENESES, 2008). É um estudo qualitativo, descritivo, exploratório (GIL, 2002), realizado no contexto de aulas de Educação Física em uma escola de Educação Básica localizada no Rio de Janeiro, com 145 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Os resultados apontam para a necessidade de investir em práticas pedagógicas que promovam experiências através das quais os alunos sejam capazes de compreender que as diferenças são uma condição da existência humana. A autoeficácia está relacionada com a dialética inclusão/exclusão e com atitudes que promovem crenças positivas entre os alunos na sua busca pelo sucesso pessoal. Defendemos que as aulas de Educação Física devem ser baseadas no princípio da inclusão e promover a participação de todos no sentido de autorrealização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AUTOAVALIAÇÃO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_21_31_50_idinscrito_2084_b56d167245ed5defb5f1f0da307eff3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA REGINA XAVIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA XAVIER"
    "autor_email" => "katiarxsilva@globo.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8622
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1158
    "inscrito_id" => 2084
    "titulo" => "CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a dialética inclusão/exclusão (SAWAIA, 2011) em aulas de Educação Física com base nos resultados da aplicação de um instrumento de autoavaliação fundamentado nas teorias sobre autoeficácia (BANDURA, 1997, 2008; ABBAD & MENESES, 2008). É um estudo qualitativo, descritivo, exploratório (GIL, 2002), realizado no contexto de aulas de Educação Física em uma escola de Educação Básica localizada no Rio de Janeiro, com 145 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Os resultados apontam para a necessidade de investir em práticas pedagógicas que promovam experiências através das quais os alunos sejam capazes de compreender que as diferenças são uma condição da existência humana. A autoeficácia está relacionada com a dialética inclusão/exclusão e com atitudes que promovem crenças positivas entre os alunos na sua busca pelo sucesso pessoal. Defendemos que as aulas de Educação Física devem ser baseadas no princípio da inclusão e promover a participação de todos no sentido de autorrealização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AUTOAVALIAÇÃO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_21_31_50_idinscrito_2084_b56d167245ed5defb5f1f0da307eff3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA REGINA XAVIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA XAVIER"
    "autor_email" => "katiarxsilva@globo.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a dialética inclusão/exclusão (SAWAIA, 2011) em aulas de Educação Física com base nos resultados da aplicação de um instrumento de autoavaliação fundamentado nas teorias sobre autoeficácia (BANDURA, 1997, 2008; ABBAD & MENESES, 2008). É um estudo qualitativo, descritivo, exploratório (GIL, 2002), realizado no contexto de aulas de Educação Física em uma escola de Educação Básica localizada no Rio de Janeiro, com 145 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Os resultados apontam para a necessidade de investir em práticas pedagógicas que promovam experiências através das quais os alunos sejam capazes de compreender que as diferenças são uma condição da existência humana. A autoeficácia está relacionada com a dialética inclusão/exclusão e com atitudes que promovem crenças positivas entre os alunos na sua busca pelo sucesso pessoal. Defendemos que as aulas de Educação Física devem ser baseadas no princípio da inclusão e promover a participação de todos no sentido de autorrealização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.