REPENSANDO PRÁTICAS COM A INCLUSÃO(TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO OBSERVACIONAL SOBRE OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88128 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 8273 "titulo" => "REPENSANDO PRÁTICAS COM A INCLUSÃO(TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO OBSERVACIONAL SOBRE OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma observação participante que visa buscar reflexões sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a retomada das aulas presenciais em um Espaço de Desenvolvimento Infantil, no Município do Rio de Janeiro. No contexto da educação inclusiva, buscou-se refletir sobre as observações da professora em sua prática pedagógica aplicada com duas crianças: uma de 2 anos e 3 meses, e outra com 2 anos e 8 meses, de gêneros biológicos masculino e feminino denominadas “M” e “M C”, respectivamente, ambos com TEA. Como resultado, esta pesquisa relata os desafios encontrados na inclusão destes alunos, aborda a importância do conceito de autismo por parte dos educadores, a falta de estrutura e de recursos para mediar no ensino/aprendizagem, a necessidade de se criar vínculos de afetividade com os alunos, bem como a relevância da ludicidade na Educação Infantil para uma inclusão de qualidade. Conclui-se, portanto, que se faz necessário à formação continuada da docente frente às novas configurações pedagógicas da Instituição de Ensino, bem como das demandas educacionais da atualidade para o trabalho com crianças que tenham esse transtorno para contemplar a inclusão de todos e assegurar-lhes o direito à uma educação efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8273_TB241_26092022172510.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE ALVES DOS ANJOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "aatyanjos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88128 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 8273 "titulo" => "REPENSANDO PRÁTICAS COM A INCLUSÃO(TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO OBSERVACIONAL SOBRE OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma observação participante que visa buscar reflexões sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a retomada das aulas presenciais em um Espaço de Desenvolvimento Infantil, no Município do Rio de Janeiro. No contexto da educação inclusiva, buscou-se refletir sobre as observações da professora em sua prática pedagógica aplicada com duas crianças: uma de 2 anos e 3 meses, e outra com 2 anos e 8 meses, de gêneros biológicos masculino e feminino denominadas “M” e “M C”, respectivamente, ambos com TEA. Como resultado, esta pesquisa relata os desafios encontrados na inclusão destes alunos, aborda a importância do conceito de autismo por parte dos educadores, a falta de estrutura e de recursos para mediar no ensino/aprendizagem, a necessidade de se criar vínculos de afetividade com os alunos, bem como a relevância da ludicidade na Educação Infantil para uma inclusão de qualidade. Conclui-se, portanto, que se faz necessário à formação continuada da docente frente às novas configurações pedagógicas da Instituição de Ensino, bem como das demandas educacionais da atualidade para o trabalho com crianças que tenham esse transtorno para contemplar a inclusão de todos e assegurar-lhes o direito à uma educação efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8273_TB241_26092022172510.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE ALVES DOS ANJOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "aatyanjos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }