A LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS DA ESCOLA E CAMINHOS PEDAGÓGICOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88145 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 10461 "titulo" => "A LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS DA ESCOLA E CAMINHOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "O trabalho analisa o processo de luta por direitos para a cultura afro-brasileira, bem como a legitimação de ações afirmativas para o combate do racismo na atualidade. A problemática nasce do exercício pedagógico no Ensino de História que tem encontrado resistência para legitimar à lei 10.639/03. Utilizando a BNCC (2018) como norteador, pois o educando tem por finalidade identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos no mesmo contexto histórico. Diante disso, a dificuldade encontrada pelos docentes de trabalhar temáticas da cultura afro-brasileira na Educação, fomenta objetivar aplicação de metodologias ativas, utilizando a metodologia da história oral (ALBERTI, 2004), com caráter qualitativo (MINAYO, 2008), e assim, implementar à lei, a fim de garantir o conhecimento significativo da história e cultura afro-brasileira e contribuir na formação cultural, política e social do educando através do protagonismo juvenil nas aulas de História. A análise das fontes, trouxe vários questionamentos na construção da identidade negra ao longo século XX, que está inserido o mosaico de movimentos sociais negros que se construíram com várias conjunturas políticas e interesses em comum, o direito de existir. As organizações negras foram responsáveis pelas lutas e garantias de direitos, assim como à lei 10.639/03, além de dialogar com à diversidade e os desafios contemporâneos, na Educação Básica, pela aplicabilidade da lei." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10461_TB263_01082022194021.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MEDEIROS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.medeiros@aluno.uec" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88145 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 10461 "titulo" => "A LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS DA ESCOLA E CAMINHOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "O trabalho analisa o processo de luta por direitos para a cultura afro-brasileira, bem como a legitimação de ações afirmativas para o combate do racismo na atualidade. A problemática nasce do exercício pedagógico no Ensino de História que tem encontrado resistência para legitimar à lei 10.639/03. Utilizando a BNCC (2018) como norteador, pois o educando tem por finalidade identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos no mesmo contexto histórico. Diante disso, a dificuldade encontrada pelos docentes de trabalhar temáticas da cultura afro-brasileira na Educação, fomenta objetivar aplicação de metodologias ativas, utilizando a metodologia da história oral (ALBERTI, 2004), com caráter qualitativo (MINAYO, 2008), e assim, implementar à lei, a fim de garantir o conhecimento significativo da história e cultura afro-brasileira e contribuir na formação cultural, política e social do educando através do protagonismo juvenil nas aulas de História. A análise das fontes, trouxe vários questionamentos na construção da identidade negra ao longo século XX, que está inserido o mosaico de movimentos sociais negros que se construíram com várias conjunturas políticas e interesses em comum, o direito de existir. As organizações negras foram responsáveis pelas lutas e garantias de direitos, assim como à lei 10.639/03, além de dialogar com à diversidade e os desafios contemporâneos, na Educação Básica, pela aplicabilidade da lei." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10461_TB263_01082022194021.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MEDEIROS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.medeiros@aluno.uec" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }