O Presente trabalho tem como objetivo principal mostrar os resultados de uma ação pedagógica desenvolvida com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nível II, tendo como enfoque a compreensão do lugar de vivência, considerando a leitura, a percepção e a representação do espaço local, como parte integrante do espaço geográfico. O estudo foi realizado na Escola Municipal .E.M.E.I.F. Divino Espírito Santo Localizada na Comunidade Sumaúma- Mamuru- Rio, Dentro do Projeto Estadual de assentamento Agroextrativista (PEAEX). Zona Rural do Município de Juruti Novo- Estado do Pará. Esse estudo surge da necessidade apresentadas pelos alunos em compreender os conceitos básicos das categorias de análise do componente curricular de geografia, dentre esses a categoria lugar, paisagem, território e região. No presente estudo utilizamos o lugar como estratégia de ensino-aprendizagem, por ser um elemento de grande significado simbólico a partir das relações vividas no cotidiano. O método utilizado para alcançar os resultados foi o fenomenológico, considerando os conhecimentos prévios dos alunos sobre a percepção do lugar e suas relações com o espaço de vivência. O desenvolvimento desse estudo se deu por meio de aulas expositivas, confecções de mapas e representação dos lugares. Após a realização do trabalho os alunos tiveram maior interesse pelos conteúdos em sala de aula, os resultados alcançados foram satisfatórios, quanto ao processo de ensino-aprendizagem por parte dos alunos referente ao estudo da categoria geográfica lugar.