IDEIAS SOBRE INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8840 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 24 "titulo" => "IDEIAS SOBRE INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções sobre Inclusão no espaço escolar, tomando como base os discursos de docentes pertencentes a uma Escola de Ensino Técnico de Campina Grande – PB. De acordo com Camelo (1999), existe todo um discurso pró à inclusão em vários segmentos da sociedade, dentre os quais o ambiente escolar. A inclusão no contexto escolar é algo que aos poucos vem se efetivando, buscando superar toda uma história de isolamento, discriminação e preconceito. Tal tema tem provocado muitos questionamentos, principalmente no meio acadêmico tais como: O que é inclusão escolar? Qual é a opinião dos professores sobre inclusão? A escola possui infraestrutura adequada para participar da inclusão escolar? Os professores estão capacitados para educação inclusiva? A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que, para as pessoas com deficiência, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa. Para a realização dessa pesquisa foi utilizada uma amostra constituída por de 32 professores com experiências em sala de aula quanto à inclusão de pessoas com deficiência. A coleta de dados foi realizada numa Instituição de Ensino Profissionalizante da cidade de Campina Grande – PB por meio de um questionário composto por seis questões abertas. Deste modo, percebeu-se nos discursos averiguados, que os docentes atribuem ao conceito de inclusão as ideias de igualdade de oportunidades, adequação do sistema de ensino-aprendizagem, atenção para com o outro e também superação de limites e barreiras. Em suas colocações, o professores afirmam que é de grande valia o processo de inclusão na escola, tanto no combate a exclusão como no acesso a melhores condições de aprendizagem. Conclui-seque incluir alunos com deficiências requer muito investimento e comprometimento, igualmente se faz necessário estudos, e pesquisa para ampliar o conhecimento, desenvolver e testar formas que viabilizem a verdadeira inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ESCOLA, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_50_21_idinscrito_24_0257d1561b18df57498f41f551ea5885.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKSON LUIS GALDINO DOURADO" "autor_nome_curto" => "JAKSON GALDINO" "autor_email" => "jaksonpsi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8840 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 24 "titulo" => "IDEIAS SOBRE INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções sobre Inclusão no espaço escolar, tomando como base os discursos de docentes pertencentes a uma Escola de Ensino Técnico de Campina Grande – PB. De acordo com Camelo (1999), existe todo um discurso pró à inclusão em vários segmentos da sociedade, dentre os quais o ambiente escolar. A inclusão no contexto escolar é algo que aos poucos vem se efetivando, buscando superar toda uma história de isolamento, discriminação e preconceito. Tal tema tem provocado muitos questionamentos, principalmente no meio acadêmico tais como: O que é inclusão escolar? Qual é a opinião dos professores sobre inclusão? A escola possui infraestrutura adequada para participar da inclusão escolar? Os professores estão capacitados para educação inclusiva? A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que, para as pessoas com deficiência, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa. Para a realização dessa pesquisa foi utilizada uma amostra constituída por de 32 professores com experiências em sala de aula quanto à inclusão de pessoas com deficiência. A coleta de dados foi realizada numa Instituição de Ensino Profissionalizante da cidade de Campina Grande – PB por meio de um questionário composto por seis questões abertas. Deste modo, percebeu-se nos discursos averiguados, que os docentes atribuem ao conceito de inclusão as ideias de igualdade de oportunidades, adequação do sistema de ensino-aprendizagem, atenção para com o outro e também superação de limites e barreiras. Em suas colocações, o professores afirmam que é de grande valia o processo de inclusão na escola, tanto no combate a exclusão como no acesso a melhores condições de aprendizagem. Conclui-seque incluir alunos com deficiências requer muito investimento e comprometimento, igualmente se faz necessário estudos, e pesquisa para ampliar o conhecimento, desenvolver e testar formas que viabilizem a verdadeira inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ESCOLA, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_50_21_idinscrito_24_0257d1561b18df57498f41f551ea5885.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKSON LUIS GALDINO DOURADO" "autor_nome_curto" => "JAKSON GALDINO" "autor_email" => "jaksonpsi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }